Tripla fusão galáctica: telescópio espacial captura imagens do que acredita-se ser o fenômeno
Em nova captura do Hubble, imagem mostra o que possivelmente se trata de três galáxias se fundindo. Veja mais!
Por mais que o telescópio espacial Hubble esteja em funcionamento há anos, ele provou que ainda cumpre sua função, uma vez que o instrumento capturou o momento exato do que acredita-se ser uma fusão entre galáxias, ou melhor, de três galáxias. Esse evento também é conhecido como “tripla fusão galáctica”.
Leia mais: Conheça 5 avanços científicos que podem acontecer ainda neste ano
O fato ocorreu a uma distância de, aproximadamente, 681 milhões de anos-luz do planeta Terra. Além disso, às vezes, tais fusões podem levar ao surgimento de novas estrelas por conterem um grande acúmulo de matéria.
O que é a “tripla fusão galáctica”?
Sendo um evento bastante comum em qualquer parte do universo, a “tripla fusão galáctica” é um grande acontecimento universal, que ocorre quando três galáxias se fundem devido à suas forças gravitacionais que se puxam. A imagem tirada pelo telescópio conseguiu registrar o momento exato em que as três se encontravam.
Além disso, cientistas afirmam que em um futuro distante, a Via Láctea pode passar por este processo juntamente com a galáxia Nebulosa de Andrômeda. Tal evento está previsto para acontecer daqui a mais de quatro bilhões de anos.
Projeto científico Galaxy Zoo
Segundo registros da Agência Espacial Europeia (ESA), o conglomerado fotografado pelo telescópio espacial Hubble está registrado sob o codinome IC 2431 e tem sua localização especificada na constelação de Câncer.
Ademais, conforme a ESA, o projeto científico Galaxy Zoo detém os direitos da imagem, e neste programa, cientistas investigam diversas galáxias através do Hubble. De acordo com a agência, mais de 100.000 agentes voluntários já fizeram contribuições na classificação de cerca de 900.000 capturas.
Assim, os resultados das pesquisas poderão ajudar a compreender melhor a respeito do passado e prever de forma mais assertiva o futuro da Via Láctea. Pois, foi por meio de tais observações que puderam estimar que, nos últimos 10 bilhões de anos, a nossa galáxia tenha englobado mais de 12 outras galáxias, por exemplo.
Comentários estão fechados.