Saiba por que você NÃO deveria enxaguar a boca após escovar os dentes

Não enxaguar a boca após escovar os dentes potencializa a proteção contra cáries, afirmam especialistas.

Já há algum tempo, tem circulado na internet a teoria de que o hábito de enxaguar a boca após a escovação é um erro. Segundo os defensores da ideia, após escovar os dentes com creme dental contendo flúor, o ideal é cuspir, mas não enxaguar com água.

Longe de ser mais um “achismo da internet”, especialistas em saúde bucal afirmam que essa prática pode potencializar a proteção contra cáries. Ou seja, o ideal mesmo é não enxaguar a boca após a escovação.

Um bom exemplo é o de Brittany Seymour, representante da American Dental Association (ADA) e professora em Harvard, que ressalta a importância do uso do flúor.

Ela defende a escovação dos dentes ao menos duas vezes por dia com creme dental fluoretado. Além disso, Seymour afirma que não enxaguar a boca imediatamente após a escovação permite que o flúor continue agindo sobre os dentes, oferecendo uma camada extra de proteção.

Para aqueles que preferem o enxágue, a sugestão é usar pouca água ou esperar aproximadamente 20 minutos antes de fazê-lo. Estudos como um realizado em 1999 no Reino Unido, envolvendo mais de 2.800 adolescentes, evidenciaram que o hábito de enxaguar aumenta a incidência de cáries.

Benefícios do uso do flúor

Imagem: reprodução

Margherita Fontana, da University of Michigan, explica que enxaguar a boca remove o flúor e outros ingredientes ativos essenciais do creme dental. Esses componentes são fundamentais para a proteção dos dentes, especialmente para combater a placa bacteriana e a perda de minerais do esmalte.

Para aqueles que insistem em enxaguar, Fontana aconselha o uso de enxaguantes bucais com flúor em vez de água corrente. Esse hábito pode complementar a proteção contra cáries sem comprometer os efeitos benéficos do creme dental.

Assim, mesmo indivíduos que têm uma dieta rica em açúcares e/ou gorduras podem manter os dentes protegidos por mais tempo e prevenir outros problemas bucais.

Manejo e cuidados com o flúor

Embora o flúor seja crucial para a prevenção de cáries, seu consumo excessivo pode resultar em fluorose, uma condição que causa manchas brancas nos dentes permanentes.

Especialistas afirmam que, se engolida, a a quantidade média de flúor na escovação é inofensiva. Contudo, é vital que crianças sejam supervisionadas para evitar ingestão excessiva.

De acordo com a ADA e a American Academy of Pediatric Dentistry (AAPD), o creme dental pode ser usado por crianças desde o surgimento dos primeiros dentes. Contudo, a quantidade precisa ser analisada com atenção.

Como exemplo, as associações apontam que a quantidade de creme dental deve ser equivalente a um grão de arroz para menores de três anos e do tamanho de uma ervilha para crianças entre três e seis anos.

O dentista pediátrico Scott Cashion, presidente da AAPD, aconselha que os pais incentivem seus filhos a cuspirem após escovar, mas sem enxaguar.

Essa prática mantém o flúor nos dentes durante a noite, reforçando a defesa contra cáries enquanto dormem. Por outro lado, impede que os pequenos acabem ingerindo o flúor.

* Com informações do Estadão Conteúdo

você pode gostar também

Comentários estão fechados.