Por que o café tem efeito laxativo em algumas pessoas?

Se você sente vontade de ir ao banheiro logo depois do cafézinho, entenda porquê o café causa problemas gastrointestinais em algumas pessoas.

Nosso país é o maior produtor de café do mundo e esse ingrediente contribui com mais de 2% das exportações totais do Brasil. Frente a isso, não é surpresa que os brasileiros são consumidores assíduos de café e tomam uma média de 3 xícaras por dia.

Ademais, por ser amplamente consumido, muitas pessoas relatam que sentem extrema vontade de defecar ao beber café, por isso cientistas decidiram pesquisar o motivo. Se quiser saber porquê o café causa problemas gastrointestinais, então acompanhe a leitura!

Conheça seus componentes

O café tem como principal ingrediente a cafeína, mas também é rico em outros componentes benéficos para o nosso organismo, como fibras, sais minerais, lipídios, vitaminas, açucares e os ácidos clorogênicos.

Esses ácidos previnem a depressão e ajudam a evitar disfunções psíquicas e doenças cardíacas. Eles também auxiliam no controle ao vício de álcool, tabaco e outras drogas.

A agência reguladora americana FDA estimula que é seguro beber apenas 400mL de cafeína por dia, isso equivale a 4 ou 5 xícaras de café. E para se ter noção, apenas uma xícara já é suficiente para deixar um adulto em estado de alerta por 3 – 6 horas.

Como ele estimula a ida ao banheiro

Em relação a presença desse efeito na população, o médico geral e professor da Universidade de Oregon Robert Martindale estima que 60% dos seus pacientes sofrem com isso, sem distinção entre os sexos.

Ele explica que o café estimula o reflexo gastrocólico, ou seja, a comunicação entre o estômago, cólon e cérebro. Assim, a chegada da bebida ao estômago envia um sinal para o cérebro que responde ordenando ao cólon para evacuar.

No entanto, pelo café ter muitos compostos, é difícil determinar exatamente o que causa a vontade de defecar ao ingeri-lo. Isso tem sido um desafio para os cientistas, que realizaram algumas pesquisas com foco em substâncias específicas do café.

Assim, antigamente acreditava-se que a cafeína era a responsável por esse desejo, por rapidamente ativar a atividade intestinal, o que causava a vontade de ir ao banheiro. Mas uma pesquisa feita em 1998 comprovou que o café descafeinado estimulava o cólon assim como a cafeína.

Portanto, o que se sabe é que o café estimula a evacuação dos bolos fecais do cólon, mas não há um consenso sobre qual componente dessa bebida é o responsável por isso.

Veja mais conteúdos interessantes como esse clicando aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More