Contas do Itaú foram utilizadas para pagar salário dos funcionários do Nubank
Entenda porque os colaboradores da fintech tiveram que receber seus pagamentos por outro banco.
Apesar de possuir “bank” em seu nome, que significa banco em inglês, o Nubank não é efetivamente um banco. Aparentemente, isso acontece para evitar burocracias e taxas. Também por motivo similar, ele não oferece uma conta salário para a folha de pagamento. Recentemente, dois colaboradores da fintech afirmaram que, com a carteira assinada, recebem pelo Itaú. Para saber mais sobre porque o Nubank usa Itaú para pagar seus funcionários, leia o artigo a seguir.
Leia mais: Nubank almeja aumentar cobertura de seus seguros
O que você precisa saber sobre o Nubank pagar seus contratados por outro banco?
Dois funcionários da fintech Nubank afirmaram que, com a carteira assinada, recebem pelo Itaú. Após mudanças nas determinações do Banco Central de julho de 2018, os trabalhadores podem optar por solicitar a portabilidade salarial para uma NuConta.
Não há uma explicação esclarecida a respeito do porquê a fintech faz isso. No entanto, a mesma afirmou que não oferece hoje uma conta salário, o que é realizado através do serviço terceirizado contratado pelo Itaú.
Entretanto, mesmo que isso ocorra, aparenta estar diante da natureza estratégica definida pelo próprio Nubank. Isso porque este não é efetivamente um banco, regido pelas regulamentações do Banco Central.
Na verdade, o Nubank serve como uma instituição de pagamento e instituição financeira. Visto isso, a NuConta não é uma conta salário, nem corrente e nem poupança, mas sim uma conta de pagamento.
Isso segue os ideais projetados pela fintech: sua estratégia é ser algo burocraticamente leve. Em vista disso, o Nubank surge dentro de um novo arranjo regulatório onde se criou a figura da instituição de pagamento, dita anteriormente. Mesmo que em paralelo o Nubank ofereça também um cartão de crédito, nunca se tornou efetivamente um banco.
Seguindo como esse tipo de instituição, o Nubank acaba ficando livre de inúmeras burocracias e taxas que os bancos tradicionais costumam carregar. Para o propósito da fintech, isto está longe de ser algo negativo.
Comentários estão fechados.