Você sabe por que o seu cachorro faz carinha de dó?
Sabia que quando os cães olham para os donos com uma expressão mais triste eles estão querendo comunicar algo?
Os cães são animais muito inteligentes e comunicativos, e querem sempre estar em contato e se expressar aos seus cuidadores. E eles farão isso de diversas formas, inclusive por meio de suas expressões faciais que são bem características deles. Por isso, se você também se pergunta porque os cachorros fazem cara de dó, saiba que não é em vão. Pelo contrário, os especialistas apontam que existe um motivo muito importante por trás dessa carinha, confira.
Leia mais: Saiba como identificar depressão em cachorros.
Entenda a “cara de coitado”
Não existe ainda um consenso entre os estudiosos sobre o que significa essa expressão, entretanto os estudos apontam alguns indícios. No caso, a interpretação mais conhecida é a de que os cães estão em busca de algo para com os seus donos, ou seja um pedido.
Por isso, é muito comum que o seu cão faça essa carinha quando ele está com fome ou à espera de receber um alimento. Dessa forma, o intuito seria o de gerar empatia sobre o cuidador, que geralmente acaba por não resistir a essa fofura.
Porém, existem outras interpretações, tal qual a de que essa expressão, na verdade, é apenas uma movimentação mecânica do rosto do cachorro. Ou seja, que não existe nenhum motivo em específico pelo qual os cães poderiam se comportar assim, mas esse entendimento não é tão popular.
Pedido de ajuda
Outra corrente de interpretação muito significativa, é a de que essa expressão também se relaciona a um pedido de ajuda dos cães. Principalmente sobre situações em que eles próprios não têm controle, e por isso solicitam a atenção e a ajuda de seus cuidadores.
Essa interpretação é mais conhecida e mais aceita entre os cientistas, que apontam para o fato de que os cães de fato buscam comunicação em momentos de desespero. Logo, é possível entender porque os cachorros fazem cara de dó, também possua alguma relação a possíveis dores que o seu cão pode sentir. Ou até mesmo uma situação incômoda com a qual ele não consegue lidar e precisa de sua intervenção. Logo, esteja sempre atento ao seu bichinho.
Comentários estão fechados.