As manias estranhas do gato: por que meu bichano come barata? Saiba mais!

Por ser um caçador nato, os felinos tendem a perseguir insetos e pequenos animais

Se você tiver um gatinho em casa já deve ter percebido que o felino adora caçar. Com isso, caso tenha parasitas em casa, a exemplo das baratas, seu animal terá o maior prazer em persegui-los e abatê-los. Mas afinal, essa atividade é segura para o bichano? Portanto, confira porque os gatos comem baratas e se isso faz algum mal à saúde do pet. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Como refrescar os pets no verão: Confira as dicas!

Gato pode comer baratas?

Os gatos de estimação têm os mesmos instintos de caça que qualquer outro grande felino, a exemplo do leão. Porém, para ele, essa atividade é mais para fins de entretenimento e diversão do que predatório. Nesse sentido, os gatos gostam de capturar insetos e os dar de presente para seus tutores, pois acredita-se que eles acham que devem nos alimentar assim como os alimentamos.

Com certeza você já presenciou um episódio desses. Ao avistar uma barata, o gato lentamente vai se rastejando para mais perto do inseto, com os olhos totalmente dilatados para tentar fazer uma captura.

Assim que o parasita parar ou diminuir a velocidade dos passos, o felino fará um movimento de abate. Após essa jogada, ele pode ficar brincando com a barata, como pode ficar mordiscando o inseto. Essas pragas urbanas não devem fazer mal ao seu gatinho, mas há alguns cuidados necessários que devem ser tomados.

Por que gatos comem insetos?

Os gatos se alimentam de insetos porque, por instinto de caça, esses parasitas são presas de fácil alcance, muito embora não sejam realmente parte da alimentação do mamífero. Portanto, para explicar essa curiosa artimanha, devemos olhar mais de perto duas características peculiares do gato doméstico:

  • Instinto de caça;
  • Os princípios básicos da nutrição.

Sendo assim, é conhecendo melhor esses dois elementos que podemos entender os reais motivos que levam um gato a perseguir e caçar insetos e outros pequenos animais.

A ingestão desses insetos faz mal à saúde do gato?

Nesse sentido, a ingestão de um inseto, principalmente se ele contar com um exoesqueleto específico, pode gerar irritações gastrointestinais, que podem causar vômitos e até diarreia, mas são sintomas de curta duração.

Ademais, é válido lembrar que, embora isso aconteça apenas em casos raros, pode ser que o inseto ingerido seja vetor do parasita Physaloptera, capaz de infectar o bichano, causando uma infecção intestinal séria e de difícil diagnóstico.

Com isso, é bom evitar deixar o seu gato consumir insetos e pequenos animais. Portanto, restrinja sua alimentação a apenas ração de qualidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More