Conheça os 3 aparelhos que mais consomem energia na sua casa; Dicas para economizar!

Conheça os aparelhos eletrônicos vilões da sua conta de energia.

Infelizmente, ainda é comum ser surpreendido negativamente quando chega a conta de luz. Por conta disso, estimular práticas de consumo consciente é essencial para manter as contas em dia e evitar surpresas nesse momento. Assim, conhecer a potência e o consumo de cada aparelho é importante nesse aspecto. Confira quais os aparelhos que mais consomem energia e descubra como economizar na conta de energia da sua residência.

Leia mais: Saiba quem pode solicitar tarifa social de energia elétrica

Quais os equipamentos que mais consomem energia?

Os maiores vilões da energia elétrica são, principalmente, aqueles que possuem maior potência. No entanto, isso também pode variar, a depender da quantidade de horas de uso desse equipamento. Para saber mais sobre quais são esses modelos e como reduzir os gastos na conta de luz, confira as informações a seguir.

Geladeira

A geladeira está entre os equipamentos que mais consomem energia, isso se dá por se tratar de um aparelho que fica ligado o dia inteiro, sendo assim, trata-se de uma parcela significativa da conta de energia.

Por conta disso, fabricantes vêm se esforçando para criar produtos cada vez mais econômicos e eficientes. Além de buscar pelo mais econômico no momento da compra, procure posicioná-la longe do fogão, pois a geladeira acaba gastando mais energia para compensar o calor transmitido pelo mesmo, e dessa forma, reduza despesas supérfluas.

Ar-condicionado

Esse é um equipamento que necessita cautela em relação ao seu uso, principalmente quando o assunto é por quanto tempo este permanece ligado. Seu consumo é muito similar ao do chuveiro elétrico, porém caso fique muito tempo ligado, seu impacto financeiro na conta pode ser bem drástico.

Como forma de reduzir seu impacto, procure um aparelho adequado ao tamanho do cômodo e evite gastos desnecessários.

Chuveiro-elétrico

Outro vilão na sua conta de luz é o chuveiro elétrico, principalmente porque seu consumo mensal pode ser muito alto. Para reduzir o impacto no seu bolso, opte por modelos com potência menor, além de sempre desligar o chuveiro enquanto não estiver utilizando a água.

Dicas para quem procura economizar ainda mais

Em vista do grande impacto financeiro que eletrodomésticos causam nas contas, alguns sites disponibilizam um simuladores de consumo. Neles, é possível calcular o consumo de energia de cada equipamento, além de identificar quais os aparelhos encontrados na sua casa que possuem uma alta potência, para evitá-los.

Com isso em mente, passe a adotar as seguintes atitudes:

  1. Opte e valorize a iluminação natural;
  2. Troque suas lâmpadas que geram maior consumo;
  3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada sem que não estiver utilizando;
  4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos. Os mais antigos costumam gastar mais energia;
  5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar sempre que possível.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More