Faça adubo natural com casca de ovo, de banana e borra de café

Se você gosta de plantas, saiba como reaproveitar os restos de comida, separando os alimentos ideais para fazer adubo.

Se sua planta apresenta problemas como falta de crescimento, não florescem ou aparentam estar murchas, elas podem estar precisando de nutrientes. Para nutrir suas plantas uma boa ideia é utilizar um adubo caseiro, que é feito com restos de alimentos que você consumiu em casa e iriam para o lixo.

Antes de tudo, é importante saber que a adubação pode ser feita a qualquer momento, pois é sempre bem vinda para a planta. Veja a seguir quais são os alimentos ideais para fazer adubo natural.

  • Casca de ovo

Essa proteção é rica em cálcio: um elemento muito importante para o desenvolvimento da planta e quando disponível no solo melhora o crescimento das raízes, além de aumentar a atividade microbiana, bem como a disponibilidade de outros nutrientes.

Para utilizar a casca de ovo como adubo basta deixa-la secar um pouco ao sol e então tritura-la, com um pilão ou liquidificar.

Você vai deixar bem fininho, como uma areia, então basta polvilhar sobre o solo e, à medida que as regas forem acontecendo, esse nutriente vai penetrando no substrato e sendo absorvido.

  • Casca de banana

Essa casca é um ótimo adubo, pois é rica em cálcio, sódio, fósforo e potássio, sendo este último essencial para as plantas frutíferas.

Além desses minerais, a casca de banana é mais de 90% composta por matéria orgânica, como lipídios, fibras, proteínas e carboidratos.

Para utiliza-la você pode enterrar diretamente no solo pedaços da casca, assim os nutrientes serão liberados aos poucos. Ademais, será possível também afastar pulgões.

Você pode fazer um fertilizante com a casca da banana: basta ferver 5 a 6 cascas em 1L de água por 15 minutos. Depois de esfriar adicione mais um litro de água.

Para usar é preciso diluir: a medida é de 1 parte de fertilizante para 4 de água.

  • Borra de café

Esse resto vai fornecer nitrogênio e outros minerais para suas plantas, além de repelir pragas e afastar as formigas do seu jardim.

Você pode utiliza-lo diretamente no solo: misture 2 medidas de terra para 1 de borra de café. Isso também vai ajudar a manter a permeabilidade e drenagem do substrato.

Por fim, outra opção é diluir 3 colheres de sopa da borra em 1L de água e reservar por uma semana. Concluído esse tempo, você pode usar esse líquido para borrifar sobre as folhas da planta como repelente.

Gostou desse texto? Para ler mais conteúdos interessante como esse basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More