Veja quais alimentos são prejudiciais e podem gerar danos ao fígado

O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano e desempenha diversas funções complexas e vitais. Saiba mais!

O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano e desempenha diversas funções complexas e vitais. Além disso, apesar de ter uma alta capacidade regenerativa, os danos no fígado podem levar a quadros gravíssimos de saúde. Assim, separamos neste artigo uma lista de grupos de alimentos que fazem mal ao seu fígado. Saiba mais!

Leia mais: Aprenda A Fazer Banana Chips Que Leva Apenas 3 Ingredientes

Importância do fígado

O fígado apresenta diversas funções importantes para o funcionamento do nosso organismo. Ele é responsável por extrair energia e nutrientes dos alimentos, produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos e colesterol. Além disso, ele também elimina as toxinas que circulam no sangue.

Esse órgão também produz a bile, que é um suco digestivo essencial para a digestão de gorduras. A bile também neutraliza e dilui o ácido do estomago. Por fim, o fígado também serve como fonte de energia, pois mantem a glicemia alta entre as refeições e funciona como reserva de glicose para o corpo.

Quais alimentos são prejudiciais?

A alimentação e a saúde andam de mãos dadas, sendo assim, é importante ter uma dieta rica em bons nutrientes, evitando males à saúde dos nossos órgãos. Confira quais comidas devem ser evitadas na sua dieta:

  • Açúcar

O consumo de açúcar no seu dia a dia não deve ser maior que seis colheres de sopa. No entanto, o ideal mesmo é evitar esse ingrediente a qualquer custo. Afinal, já consumimos diariamente alimentos que contêm açúcar, como por exemplo frutas, pães, massas, carboidratos etc.

  • Alimentos gordurosos

Ao contrário da gordura saudável, que deve ser consumida de maneira equilibrada, as gorduras saturadas e trans devem ser evitadas sempre que possível. Alimentos que contém ômega 3 e alguns derivados vegetais importantes ou até mesmo azeite in natura, abacate e leguminosas podem ser consumidos. Porém, alimentos como carnes vermelhas possuem um alto nível de gordura saturada e sobrecarregam o fígado. Portanto, evite!

  • Sal

Sabe-se que o sal em excesso faz mal para a saúde. O excesso de sódio pode gerar um quadro de fibrose hepática e faz com que as células de proteínas se acumulem no fígado. Tudo isso pode gerar graves consequências para a saúde. Ou seja, evite alimentos ricos em sal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More