Saiba quais são os aplicativos que mais roubam seus dados
Confira a lista e redobre a atenção com seus dados.
Existe uma infinidade de aplicativos para celulares, desde redes sociais a ferramentas de trabalho, jogos, entre outros. Hoje em dia existem apps para praticamente tudo, no entanto, para manter a segurança online é preciso prestar atenção porque alguns deles pegam as informações contidas no celular. Saiba agora quais são os aplicativos que mais roubam dados.
Leia mais: 3 aplicativos que você nunca deve baixar, de acordo com especialistas
Por que os aplicativos recolhem os dados dos usuários?
A principal razão para isso é que essas empresas pegam os dados coletados e fornecem para outras companhias e anunciantes, dessa forma aparecem anúncios de coisas “específicas” para o perfil de cada pessoa, conforme as informações que foram adquiridas.
Afinal, quais são os aplicativos que mais roubam dados?
São eles o Facebook, Instragram, LinkedIn, Uber eats e Trainline. Esses são os principais, mas outros apps bastante utilizados também fazem parte da lista, como o Youtube, Duolingo, eBay, Tiktok, Snapchat e até o Spotify.
Especificamente o Facebook já esteve envolvido em uma grande polêmica, pois os dados de mais de 500 milhões de contas foram vazados, na época a empresa afirmou que supostos atores maliciosos utilizaram uma técnica conhecida como raspagem para coletar as informações públicas.
Como você pode observar, a coleta dos dados não se restringe apenas a determinados tipos de aplicativos, ela acontece com diferentes tipos de programas, sejam eles de compras, entretenimento ou idiomas.
Aplicativos que menos roubam dados
Por outro lado, alguns aplicativos parecem ser mais confiáveis e há menor registro de roubo de dados dos usuários. São eles: a Netflix, Clubhouse, Microsoft Teams, Shazam e Google Classroom.
Isso não quer dizer que eles não coletem nenhuma informação, mas sim que em comparação com aqueles listados anteriormente recolhem uma quantidade menor de material das pessoas.
Como evitar o roubo das informações
Em alguns casos não é possível limitar certas informações, caso você queira realmente usar o aplicativo. Entretanto, existem configurações para limitar o compartilhamento de itens como localização, fotos, microfone e câmera.
Portanto, quando instalar um novo app preste atenção nas configurações para evitar o acesso a materiais que você não queira expor.
Comentários estão fechados.