Consumo excessivo de vitamina A pode aumentar chances de fraturas ósseas

Segundo pesquisas, pessoas que ingerem quantidades excessivas de vitamina A podem ser mais propensas a fraturas ósseas. Veja mais!

Sendo substâncias essenciais para o nosso corpo, sempre estamos ingerindo vitaminas e minerais através de diversos alimentos. No entanto, conforme um estudo publicado na revista Journal of Endocrinology, indivíduos que fazem consumo de quantidades excessivas de vitamina A podem ser mais propensos a fraturas ósseas. Acompanhe a leitura e saiba quais são os perigos de consumir muita vitamina A.

Leia mais: Sucos que vão ajudar a controlar o colesterol ruim

Para uma pessoa saudável, a porção recomendada é de 800 microgramas por dia. Porém, aqueles que fazem uso regular de suplementos e multivitamínicos podem consumir uma quantidade superior deste nutriente. Além disso, tal vitamina pode ser encontrada em legumes, carnes e laticínios.

Para que serve a vitamina A?

A vitamina A auxilia no processo de diversas funções do organismo humano. Assim, esse micronutriente é fundamental para a proteção e manutenção da visão e tecidos oculares, evitando doenças degenerativas nos olhos.

Além disso, ela está presente na renovação das células que formam os tecidos, atuando também na produção de colágeno, nutriente essencial para a manutenção da aparência da pele. Ademais, ajuda no funcionamento adequado do sistema imunológico, tendo ação antioxidante e anti-inflamatória, bem como auxilia no fortalecimento das cartilagens.

Maior propensão de fraturas ósseas está ligada à alta dosagem de vitamina A

Segundo os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, responsáveis pelo estudo divulgado, tomar uma quantidade elevada de vitamina A pode acarretar em severas consequências para os ossos, inclusive, em um curto período de tempo. Foi o que puderam concluir após diversos testes realizados com alguns ratos de laboratório.

Sendo assim, até a ingestão de suplementos e multivitamínicos de forma regular tende a oferecer entre 4,5 a 13 vezes mais desse nutriente do que a taxa diária recomendada, tornando o consumo de tais medicamentos prejudicial a longo prazo.

O que explica o artigo é que tal excesso vitamínico pode causar perda de densidade óssea e, assim, as fraturas podem se tornar cada vez mais comuns. Portanto, é muito importante fazer visitas regulares ao médico e manter seus exames em dia. Além disso, evite fazer o consumo de medicamentos por conta própria.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.