Açúcar baixo no sangue: O que pode causar a hipoglicemia e o que fazer nessa situação
Confira os principais sintomas de hipoglicemia e como corrigir esse quadro que pode ter consequências bem graves.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o menor nível de açúcar no sangue aceitável é de 70 mg/dL. Níveis inferiores a esse referencial podem causar os sintomas de hipoglicemia, que vão desde tonturas a desmaios. Portanto, continue lendo para entender esse quadro e como lidar com ele.
Leia mais: Veja como substituir o açúcar refinado com essas opções mais saudáveis
Sintomas de hipoglicemia
O açúcar (glicose) exerce algumas funções no nosso corpo e a principal delas é de fornecer energia para que nossos órgãos funcionem corretamente. Por isso, é necessário que haja sempre uma quantidade de glicose na nossa circulação. Quando os níveis de glicose ficam abaixo de 70 mg/dL acontece o quadro de hipoglicemia e, quando esse valor é inferior a 54 mg/dL o quadro passa a ser de hipoglicemia grave.
Os principais sintomas dessa condição são: fraqueza, tontura, irritabilidade, fome, dor de cabeça, fadiga, tremores e, em quadros mais graves, confusão mental, desmaio e convulsões. Nesses últimos casos, é necessário ir imediatamente para uma unidade de saúde, sobretudo se você tiver diabetes.
O que pode causar a hipoglicemia?
A hipoglicemia pode ocorrer em decorrência de longos períodos em jejum, após uma ingestão elevada de álcool ou depois da prática de exercícios físicos intensos. Ademais, no caso de pessoas diabéticas, a hipoglicemia pode acontecer devido a uma dosagem muito elevada de medicamentos ou de insulina.
Como corrigir a hipoglicemia?
Para restabelecer os níveis de açúcar no sangue, você deve consumir 15g de carboidratos simples, ou seja, uma colher de sopa de açúcar (pode ser diluído em água), 3 sachês de 5g de mel (porém, mel não é permitido para crianças com menos de um ano), 150 ml de suco de laranja ou refrigerante comum (que não seja sem açúcar) ou quatro balas mastigáveis.
Feito isso, aguarde 15 minutos e, se possível, verifique a glicemia para ver se voltou ao nível acima de 70 mg/dL. Além disso, é importantíssimo que você faça logo uma refeição ou pelo menos um lanche logo após esse período para evitar uma nova hipoglicemia.
Finalmente, você já sabe o que é hipoglicemia, quais são as causas desse problema e a solução. Portanto, evite passar mais de quatro horas sem se alimentar, consuma álcool com moderação e, se você tiver diabetes, faça acompanhamento médico para saber qual a dosagem ideal de medicamentos e/ou insulina.
Comentários estão fechados.