Saiba qual é a forma ideal de falar com crianças sobre algo que elas têm medo
Se você é pai ou mão, saiba que chegou a hora de aprender a como ter uma discussão apropriada com as crianças sem fazer com que elas fiquem assustadas ou tenham medo.
A maioria dos pais acha que discutir sobre sério ou conversar com os seus filhos é algo complicado e, quase todas as vezes, não sabem bem como. Ainda assim, todos eles sabem que essa é uma interação que terá um papel muito importante no aprendizado e no processo de desenvolvimento da personalidade da criança. Diante disso, confira algumas dicas fundamentais para ajudá-lo a ter essas conversas necessárias.
Leia mais: Atividade física pode melhorar a inteligência das crianças
O que percebemos é que esse bloqueio que os pais acabam tendo tem origem no fato de que, na maioria das vezes, as crianças não estão inclusas em conversas de adultos ou porque sabem que os jovens, especialmente hoje em dia e por ficarem muito tempo conectadas à internet, veem e ouvem coisas sobre certos assuntos.
Dessa forma, algumas dessas conversas se tornam extremamente necessárias e cada vez mais cedo.
Todo esse tempo que elas passam conectadas e todo esse acesso que elas têm ao mundo virtual de informações ilimitadas acabarão acarretando algum mal. Diante dessa possibilidade, os pais costumam sentar-se para falar com os seus filhos a fim de tranquilizá-los e fazer com que eles se sintam mais seguros.
Principais dicas que vão te ajudar a ter aquela conversa
Seja sempre honesto
É muito importante que você seja sincero com eles. Caso vá ter essa conversa em um momento que esteja chateado, que você seja honesto com eles, pois as crianças não sabem o que fazer quando os seus pais estão aborrecidos. Muitas vezes direcionam a culpa ou outros sentimentos negativos para dentro delas mesmas ou se culpam pelo que os pais estão vivendo. Saiba também dizer quando não souber responder uma pergunta, por exemplo.
Ajude-os a identificar os sentimentos
Apoie as sensações e sentimentos que o seu filho está expondo naquele momento e não tente mudá-los. É necessário que ele saiba o que está vivendo para aprender a lidar com aquilo.
Perceba que toda situação é uma oportunidade
Observar sempre as reações que as crianças têm em situações diversas pode abrir muitas brechas para bate-papos importantes. É conveniente usar as chances que se abrem para a abertura de uma conversa, pois assim é possível resolver algo que tenha acontecido de uma forma melhor.
Preste atenção no vocabulário
Ao ter um papo importante com eles, nunca use palavrões ou ofensas, pois os seus filhos ainda não estão preparados para interpretar e compreender o conteúdo da mesma forma que você.
Esteja sempre disponível
Mesmo que esteja muito atarefado, nunca deixe de manter essas interações com as crianças. Crescer em um ambiente em que há chances para discutir temas é muito saudável para elas e para a família como um todo.
Não os envolva em discussões que só cabem a adultos
Não compartilhe com as crianças e jovens assuntos financeiros, pois isso não fará bem para elas. Pelo contrário, causará um estresse desnecessário, porque ela ficará sem saber o que supostamente deveria fazer naquela situação.
Espero que as sugestões tenham te ajudado!
Comentários estão fechados.