Esse país é responsável pela produção de quase todo o chocolate do mundo
Os países europeus dominam a lista na produção mundial de chocolate.
A sensação de consumir chocolate é deliciosa: ele derrete na boca e traz uma incrível sensação de felicidade. E se você é realmente apaixonado pelo doce, já se perguntou de onde vem o chocolate. Hoje, você vai descobrir o país responsável por boa parte da produção mundial de chocolate.
Leia mais: Bolo de chocolate saboroso com apenas dois ingredientes
Chocolate americano vs. chocolate europeu
Os Estados Unidos e os países europeus disputam a liderança na produção do chocolate mundial. E há diferenças significativas entre a produção de cada um deles.
O chocolate produzido nos Estados Unidos contém uma menor quantidade de cacau. Então, para conseguir um sabor mais doce, os fabricantes utilizam mais açúcar, o que resulta em um chocolate bem mais adoçado.
O chocolate europeu, por sua vez, é considerado mais purista, já que é produzido com maior quantidade de gordura e menos açúcar, com um resultado final mais suave, rico e complexo em sabor.
A consequência dessa produção diferente é a preferência mundial pelos chocolates europeus, não só por conta do sabor, mas pela sofisticação. Assim, o velho continente é responsável por produzir cerca de 40% do total do chocolate exportado mundialmente.
Maior produtor de chocolate do mundo
Os países europeus são responsáveis por produzir mais de 40% do total de chocolate em todo o planeta. Os recordistas são Alemanha, Bélgica, Itália e Polônia, com o país alemão ocupando o topo e sendo responsável por 17% do total de exportações de chocolate no mundo.
Inclusive, o mercado de chocolate alemão movimenta aproximadamente cinco bilhões de dólares por ano, o que representa uma grande fatia da movimentação financeira e econômica do país, que tem histórico de centenas de anos na produção do alimento.
A história conta que o primeiro chocolate alemão foi produzido no ano de 1600, enquanto o chocolate quente, um pouco parecido com o que conhecemos hoje, foi servido pela primeira vez em 1673. Contudo, por ser uma iguaria considerada de refino, só esteve ao alcance da população a partir do século XIX.
Comentários estão fechados.