Papel higiênico no lixo ou no vaso sanitário: Saiba o que é melhor para sua casa

No Brasil, é costume jogar o papel no lixo, enquanto nos países desenvolvidos o comum é jogar diretamente no vaso sanitário. Veja mais!

Em diversos países desenvolvidos, é normal jogar o papel higiênico diretamente no vaso sanitário após o uso. Entretanto, no Brasil, o costume é contrário e o natural é jogar o papel no saco de lixo. Sabendo disso, trouxemos as diferenças entre essas opções e esclarecemos qual o melhor local para descartar papel higiênico. Veja mais!

Leia mais: A má higienização na cozinha é o principal ponto de contaminação da nossa saúde

Qual a diferença?

As diferenças estruturais mais marcantes que fazem com que o nosso costume seja diferente tem a ver com a nossa rede de tratamento de esgoto, o nosso tipo de encanamento e também com a nossa qualidade do saneamento básico. Logo, o nosso encanamento, em nível residencial, por exemplo, não suporta esse tipo de resíduo e acaba entupindo constantemente. Desta forma, falta um investimento direto nas infraestruturas nos projetos hidráulicos brasileiros.

Além disso, apesar do material do papel higiênico ser solúvel em água, ele ainda corre o risco de entupir as tubulações das nossas casas. Ou seja, podem ocasionar problemas nas redes coletoras, afinal nossa estrutura de esgoto não tem uma boa qualidade.

O que é melhor para o meio ambiente?

Em relação à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, sabe-se que o papel higiênico ao ser jogado no vaso sanitário utiliza mais água potável para poder diluir. Sendo assim, essa prática vai diretamente de contramão com o conceito de recursos hídricos e economia de água. Afinal, para poder comportar a quantidade de papel, é preciso aumentar a quantidade de água potável, prejudicando a natureza.

Em contrapartida, as sacolas plásticas que armazenam o lixo no banheiro também prejudicam o meio ambiente, pois levam até mil anos para se decompor. Sem contar com os agentes de limpeza que, ao recolher o lixo, ficam expostos ao risco de contaminação biológica.

Destas perspectivas, o descarte no vaso ganha em disparado, porém, não são todos os lugares e países que podem fornecer essa mudança. Então, é extremamente importante saber a disponibilidade do tratamento de esgoto no local da sua empresa ou residência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.