Saiba identificar quando a dor no tornozelo pode ser artrite
Desconfortos nessa região podem ser bastante comuns, por isso é importante saber identificar se é um sintoma isolado ou algo mais sério.
Sentir incômodos no tornozelo pode ocorrer com mais frequência do que imaginamos. No entanto, é muito importante investigar qual a causa, pois ao mesmo tempo em que pode ser somente uma dor isolada fácil de tratar, ela pode indicar um quadro de artrite, por exemplo. Por isso, nesse artigo que preparamos, ensinaremos como identificar se a dor no tornozelo é artrite ou não.
Leia mais: Entenda como o estresse pode afetar a diabetes
Entenda mais sobre o que é artrite
A artrite é uma inflamação muito séria que gera profundas dores nas articulações, e em alguns casos, é possível até mesmo causar deformidades ou então impedir os movimentos. No entanto, a informação mais importante é que a artrite não tem cura.
Dessa forma, embora os sintomas possam ser tratados, a condição continuará existindo. Com isso, seu tratamento envolve uso de medicamentos, exercícios fisioterápicos e, em casos mais graves, pode haver a recomendação de cirurgias.
Além disso, existem alguns tipos diferentes de artrite quando ela se encontra na região do tornozelo. Por isso, confira algumas situações em que é possível encontrar esse problema.
Tipos de artrite no tornozelo
O primeiro tipo de artrite que pode ocorrer no tornozelo é a pós-traumática. Nesse caso, a artrite se forma devido a uma resposta depois de sofrer uma fratura, entorse ou luxação na região.
Já a artrite reumatoide é causada geralmente devido a alguma anatomia do pé. Dessa forma, o alinhamento da perna, formato da sola do pé, entre outras coisas, podem causar a artrite reumatoide.
Como identificar artrite no tornozelo?
Ao ir ao médico especialista, ele poderá fazer algumas perguntas sobre lesões e fraturas no passado, bem como pode questionar sobre infecções anteriores também. Ao fazer esse histórico, ele deve solicitar imagens de raios-X para ajudar a detectar problemas de inflamação no tornozelo.
Além disso, existem alguns testes, como o da marcha, no qual o médico pede para que o paciente corra em uma esteira para analisar se existe algum problema na região. Afinal, a forma como você pisa diz muito sobre dores e desconfortos no pé e tornozelo.
Comentários estão fechados.