Quanto tempo dura cada alimento fora da geladeira? Veja como evitar desperdício
Você já saiu da casa e só percebeu depois de horas que a comida ficou fora da geladeira? Normalmente é "game over". Aprenda quanto tempo o alimento pode ficar sem refrigeração.
Você com certeza já passou por esse tipo de situação: está em casa quando faltou energia. A primeira coisa com a qual se preocupa é a comida que está na geladeira. Nessas horas, sempre bate aquele medo de perder quase tudo que está ali dentro, certo? Nós vamos te ajudar a identificar quando os alimentos ainda estão próprios para o consumo e quando há necessidade de jogá-los fora por causa da falta de refrigeração.
Leia mais: Evite guardar esses alimentos na geladeira se você quer ser mais saudável
Por quanto tempo os alimentos podem ficar “mal armazenados”?
Apesar de a energia ter acabado no nosso exemplo e de a geladeira parar de funcionar, ela ainda mantém aquela temperatura por um determinado período de tempo, o que é algo bom para fazer com que as comidas ali guardadas durem mais. Tudo fica seguro para consumo por até quatro horas após o sistema elétrico ser desligado.
No entanto é importante lembrar que esse período é apenas se você não abrir incessantemente a porta da geladeira. Toda vez que for aberta, as moléculas de ar frio escapam, então a temperatura dentro do eletrodoméstico aumenta.
Outro truque para aumentar a longevidade é manter os alimentos o mais próximos possível para mantê-los frescos. Com esses freezers verticais exclusivos, eles podem durar até 48 horas. No freezer instalado na geladeira, a vida útil pode ser de até 24 horas.
Quais alimentos duram mais que outros?
Eles têm uma vida útil média, mas ela varia muito a depender do tipo de alimento, sim. Por exemplo: os ovos normalmente duram de três a cinco semanas na geladeira enquanto o leite não aguarda ficar muito tempo fora de um ambiente refrigerado.
Queijos mais duros, como cheddar e parmesão, certamente vão durar mais em casos de falta de energia. Os queijos mais macios, como muçarela e ricota são mais suscetíveis às bactérias. Frutas, legumes e geleias suportam temperaturas mais altas sem ocasionar nenhuma perda.
Quando há necessidade de jogar fora os alimentos?
É aconselhável jogar fora os perecíveis, como carnes, aves, peixes, ovos e queijos macios. No caso do leite, deve ser realizado um teste de odor. Se o aroma for azedo, melhor não se aventurar. Para todos os outros produtos, leve em consideração o aroma, a textura e cor deles.
Vale ressaltar que não é indicado testar a qualidade da comida ao comê-las. Com essa prática, você fica suscetível a conseguir alguma intoxicação alimentar, caso o alimento esteja estragado. É melhor evitar o problema.
Comentários estão fechados.