Saiba se você pode beber café; Algumas pessoas devem evitar

Apesar de seus diversos benefícios, o café pode ser perigoso para alguns grupos de pessoas e causar efeitos colaterais. Saiba se você está entre eles.

O café, bebida feita dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, é considerado um bom estimulante, devido a presença da cafeína e outras substâncias. Apesar de ser amplamente apreciado, o consumo deste pode ser prejudicial para determinados grupos de pessoas. Abaixo você poderá ver a lista de quem deve evitar café por diversos motivos! Confira o conteúdo na íntegra e saiba se você também deve ter cuidado com a ingestão dessa bebida!

Leia mais: Sensibilidade à cafeína: quais os sintomas e como tratar

Benefícios do café

O consumo do café pode trazer diversos benefícios, como fortalecimento da memória, melhora do humor e da sensação de bem-estar. Além disso, a cafeína possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias, também ajuda na redução de doenças crônicas e proporciona melhora na atenção e desempenho em atividades físicas.

No entanto, apesar dos diversos benefícios, para algumas pessoas o consumo dessa bebida deve ser evitado por causa dos efeitos negativos. Confira os grupos que devem ter essa bebida na sua lista de restrições.

Pessoas que devem evitar ao máximo tomar café

  • Grávidas e lactantes: As mulheres grávidas não devem consumir, por dia, mais que 200 miligramas de cafeína. Essa recomendação visa reduzir as chances de aborto espontâneo ou parto prematuro. Além disso, essa substância é diurética, podendo causar desidratação nas mamães.
  • Pessoas com glaucoma: O café pode induzir o aumento da pressão ocular, o que é prejudicial ao paciente.
  • Pessoas com problema cardíaco: Essa bebida ocasiona aumentos temporários na pressão arterial ou frequência cardíaca, sendo prejudicial às pessoas com problema no coração.
  • Pessoas com problemas gastrointestinais: A cafeína está associada ao afrouxamento do esfíncter esofágico e regularidade intestinal. Deve então ser evitado, principalmente por pessoas com a síndrome do intestino irritável (SII) ou que estejam com diarréia.
  • Ansiosos e propensos a ataques de pânico: O café normalmente causa sintomas similares aos apresentados em ataques de pânico e na ansiedade. Então é melhor evitá-los.

Caso você esteja em um dos grupos acima, antes de cortar o café da sua dieta é importante conversar com seu médico sobre o consumo do mesmo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.