Novo RG: Quando emitir? Veja tudo que você precisa saber sobre o documento
O novo documento passará a valer a partir de março de 2023. Veja agora o que muda com a nova versão da carteira de identidade.
O Governo Federal anunciou recentemente a nova carteira de identidade. Com a reformulação do documento, o novo modelo de RG será uma versão digital. Por isso, confira agora o que irá mudar, quais são as principais novidades da carteira de identidade e quando será necessário emitir a nova versão do documento.
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Quais serão as principais mudanças?
A principal alteração é que o novo RG terá apenas o número do CPF como registro, ou seja, o documento terá apenas uma numeração, ao contrário da versão atual. Além disso, a nova versão terá um formato mais moderno e serão adotadas medidas para melhorar a segurança dos dados, sem a necessidade da emissão do documento em papel.
Ademais, caso a nova carteira de identidade seja emitida em uma unidade da federação diferente da que foi feita a primeira versão do documento, ela será considerada como segunda via.
Dados que irão permanecer no novo RG
Algumas informações serão mantidas, enquanto outras serão acrescentadas. Entre as informações que vão permanecer no novo documento, estão foto 3×4, nome completo, data de nascimento, número de identificação, filiação, naturalidade, assinatura do titular, órgão expedidor e impressão digital do polegar.
Informações que passarão a fazer parte do RG
Entre as novidades, estão: QR Code para conferência da autenticidade, grupo sanguíneo e fator RH, selo para identificação de pessoas idosas ou portadoras de deficiência, versão digital do documento, validade em todas as regiões do Brasil, declaração se o titular é doador de órgãos e novo prazo de validade. Vale destacar que o visual do documento será único para todo o país.
Quando emitir a nova carteira de identidade?
Quem estiver utilizando o modelo atual do RG pode continuar com o documento até completar a validade de dez anos, e a nova versão deve ser solicitada após esse período. Contudo, o novo documento já pode ser solicitado nos postos de atendimento municipais. Assim, cada cidade deverá fazer a emissão do RG virtual e enviar para o e-mail do titular.
De acordo com o Decreto do Governo, as medidas estão em vigor desde 01 de março de 2022, porém os institutos de identificação do país têm um prazo para se adaptarem às alterações. Sendo assim, ficou estabelecido que o novo modelo deve ser adotado até o dia 06 de março de 2023.
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