Trajetória da Pepsi: entenda como o refrigerante estragou tudo na década de 1990

Diante das preferências da maioria das pessoas, é claro que o segundo refrigerante mais vendido do planeta seria a Pepsi.

A Pepsi é o segundo refrigerante mais consumido do mundo, ficando atrás apenas da Coca-Cola.

A marca que possui diversas variedades de sabores, como cola, limão, cereja, baunilha e zero açúcar, ganhou a preferência de várias pessoas em toda a parte do mundo, tornando-se cada vez mais acessível e desejada.

Hoje iremos contar um pouco mais da história da Pepsi que chega a ser bem curiosa.

Leia mais: Entenda como começou uma das maiores rivalidades do planeta: Coca x Pepsi

Entenda a trajetória da Pepsi

Confira agora um pouco sobre os caminhos que esse refrigerante percorreu e sabia como a marca conseguiu alcançar o posto de ser considerada o segundo refrigerante mais consumido do mundo:

  1. Breve história da Pepsi

Criada em 1898 por um dono de farmácia, chamado Caleb Bradham, a Pepsi era inicialmente chamada “bebida de Brad”.

Já em 1903, a bebida foi patenteada e conhecida como Pepsi Cola, devido a sua composição, na qual, incluía a pepsina (enzina de digestão) e as nozes de cola como os dois principais ingredientes.

Inicialmente, para Bradham a bebida serviria para auxiliar no processo de digestão, como uma espécie de xarope e somente cinco anos depois foi transformado em refrigerante como hoje é conhecido.

  1. A Pepsi e a Primeira Guerra Mundial

Antes da Primeira Guerra Mundial, a empresa fluía normalmente na pequena farmácia de Bradham por cerca de 10 anos.

Entretanto, a partir da Primeira Guerra, a empresa começou a enfrentar alguns problemas devido à dificuldade de adquirir matérias-primas para a produção do refrigerante.

Diante de tantas dificuldades, o criador do refrigerante não conseguiu manter o seu negócio e acabou vendendo a marca e retornando a sua função inicial, a de farmacêutico.

  1. Iniciando a história de sucesso da Pepsi

Sendo vendida outras duas vezes após Bradham vendê-la pela primeira vez, durante a década de 1930, a Pepsi começou a ser vendida no mercado internacional.

O Canadá foi o primeiro país a receber a Pepsi, enquanto no Brasil, o produto só começou a ser vendido no ano de 1953.

  1. Rivalidade entre a Coca-Cola e a Pepsi

Apesar de terem sido criadas em épocas muito próximas, a rivalidade entre a Pepsi e a Coca-Cola teve início a partir do ano de 1975, quase um século após ambas as marcas terem sido criadas.

Com a enorme vantagem da Coca-Cola em suas campanhas publicitárias, a marca ganhou a preferência do povo americano de forma exponencial.

Enquanto isto, a Pepsi passava por diversas oscilações em sua trajetória, chegando a falir na década de 30.

  1. Pepsi no Brasil

Lançada por um português que ao bolar uma estratégia de marketing gerou muita polêmica, tornando a Pepsi cada vez mais conhecida.

A estratégia do português foi de ludibriar os brasileiros, fazendo com que eles acreditassem que a marca era original do Rio Grande do Sul.

Para isso, ele pintou todos os bares de Porto Alegre com as cores da Pepsi para convencer a população a acreditar nessa mentira.

Há relatos que muitos ficaram surpresos na época que descobriram que a marca não havia surgido no Rio Grande do Sul, o que acabou desonrando a imagem do produto.

  1. Polêmica e possível estrago na marca de refrigerante

Houve uma campanha chamada “Pepsi Stuff” que gerou muita polémica na década de 1990 e quase estragou a marca de refrigerante.

Nesta campanha, a Pepsi trocava Pepsi Points, que eram pontos adquiridos a cada bebida por alguns prêmios.

Entretanto, em um comercial, a Pepsi anunciou um Harrier Jet (uma aeronave a jato) como um prêmio, que equivale ao valor de 7 milhões de Pepsi Points. A princípio, a empresa acreditou que esta seria uma brincadeira para tornar a campanha mais divertida.

Porém, não foi bem assim. Por não colocar letras miúdas no comercial relatando que se tratava de uma piada, a empresa enfrentou grandes problemas devido a erros como estes e tantos outros erros publicitários.

John Leonard, de 21 anos, viu o prêmio no comercial da Pepsi Stuff e criou um plano para adquiri-lo.

Ao coletar todos os pontos que enorme dificuldade, chegando a comprar alguns, John entregou a Pepsi em troca de seu prêmio. Em sua resposta inicial, a Pepsi devolveu o os pontos com dois cupons para uma caixa grátis de Pepsi, incluindo uma nota de que isso era para ser uma piada, e que não havia Harrier Jet disponível. Leonard, furioso com a falta de clareza do comercial e levou a Pepsi ao tribunal.

No final das contas, um juiz decidiu a favor da Pepsi, mas Leonard saiu como um herói e acabou por manchar a reputação da Pepsi.

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