Tudo sobre a Saíra-militar
Saíra-militar é uma ave que sabe como chamar atenção, com seu corpo verde e faixa avermelhada no pescoço, esse pássaro chama atenção onde passa.
A saíra-militar (Tangara cyanocephala), ou soldadinho, é uma pequena e colorida ave canora. Com o corpo verde, faixa vermelha no pescoço e coroa azul na cabeça, a saíra-militar tem cores que chamam atenção em seu habitat. Ela ocorre em grande extensão do litoral brasileiro, e toda região sul e sudeste, e em alguns pontos no nordeste.
Alimentação
Esses pássaros se alimentam principalmente de frutas, insetos, larvas e néctar de flores. É comum encontrá-los em pomares, sobre pequenos arbustos ou andando sobre vegetação rasteira. Também é possível vê-los se alimentando pacificamente com outras espécies de pássaro.
Reprodução
A época de reprodução da saíra-militar é de setembro a dezembro. A espécie faz ninhos a partir de bromélias e emaranhados de epífitas com, em média, três ovos. Como é comum entre aves, a estratégia evolutiva dessa espécie é o cuidado parental de machos e fêmeas para com os filhotes, em um sistema de monogamia social.
Diversidade
Existem três subespécies que diferem brevemente quanto ao tamanho e à coloração:
- Tangara cyanocephala cyanocephala, encontrada no Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina;
- Tangara cyanocephala coralina, que habita o Pernambuco e o Espírito Santo;
- Tangora cyanocephala cearensis, que vive na Serra de Baturité, no Ceará.
A saíra-militar habita florestas e várzeas úmidas e, felizmente, não se encontram ameaçadas de extinção.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.