Estado brasileiro terá um novembro marcado por frio histórico e chance inédita de neve
Massa de ar frio de origem polar avançará sobre o estado de Santa Catarina. O oeste do estado será o que mais sofrerá as consequências desse período.
O órgão Epagri/Ciram, responsável há 21 anos por monitorar as condições meteorológicas no estado de Santa Catarina, emitiu relatório em que afirma que o estado sofrerá com baixas temperaturas atípicas no mês de novembro, além da possibilidade de neve, fenômeno nunca observado durante a primavera.
Ainda no fim de outubro, as temperaturas caíram progressivamente e alcançarão valor mínimo no mês de novembro. Saiba mais sobre o fenômeno histórico em Santa Catarina durante o penúltimo mês de 2022.
Leia mais: Nova onda de frio ganha data para chegar ao Brasil
Frio histórico e neve em novembro em Santa Catarina
O fim de outubro e os primeiros dias de novembro serão caracterizados pelo avanço de duas frentes frias que chegam pelo sul do Brasil. No feriado de Finados, em 2 de novembro, as temperaturas nas regiões de Santa Catarina poderão alcançar valores negativos nunca registrados durante o mês de novembro. Há também chance de neve e chuva congelada. Saiba mais:
Quais as previsões para neve em Santa Catarina em novembro?
Embora não exista nenhum registro histórico de neve em Santa Catarina durante o mês de novembro, o Epagri/Ciram previu que há a possibilidade de ocorrência de neve, segundo relatório emitido em 26 de outubro de 2022. De acordo com o órgão, a tendência é que haja neve entre o segundo e o terceiro dia de novembro, em que as temperaturas na região irão variar entre 0 °C ou abaixo de zero. É esperado também geada ao amanhecer.
Quais os fenômenos relacionados a esse quadro meteorológico?
Entre os dias 30 e 31 de outubro, haverá o deslocamento de uma frente fria em Santa Catarina, relacionado a um ciclone extratropical formado na costa Sul do Brasil. Por consequência, serão observadas chuvas e temporais com granizo na região. Logo em seguida, no dia 01 de novembro, espera-se uma forte massa de ar frio de origem polar que irá avançar pelo estado. Essa, por sua vez, abaixará ainda mais as temperaturas.
Quais os registros históricos que podem ser quebrados?
A massa de ar frio de origem polar não costuma chegar ao Brasil nessa época do ano. Por isso, o frio será potencializado em Santa Catarina e poderá alcançar marcos inéditos. Comparando com 2013, ano em que mais foi registrado neve em Santa Catarina, 96 municípios tiveram algum registro de neve – e pode ser que esse marco seja atualizado em novembro de 2022. Já a menor temperatura em um mês de novembro já registrada foi de -1,5 °C, em 5 de novembro de 1992.
Comentários estão fechados.