Santos (SP) vs. Itajaí (SC): qual cidade terá o primeiro túnel submerso do país?
Governos de ambos os estados anunciaram investimentos relacionados ao assunto recentemente.
Há poucos dias, os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, anunciaram projetos para túneis submersos em seus estados praticamente ao mesmo tempo.
Em ambos os casos, os túneis servirão para a passagem de veículos particulares e de transporte público como forma de desafogar o trânsito nas regiões das cidades de Santos, no caso do investimento anunciado em São Paulo, e Itajaí, na iniciativa do governador de Santa Catarina.
O túnel de São Paulo será feito em parceria pelo governo do estado e o governo federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e gerido por uma parceria público-privada (PPP). Os investimentos estimados são de R$ 5,8 bilhões.
Já o túnel que será construído em Santa Catarina terá investimento de R$ 2 bilhões, que virão de investimento privado e de um empréstimo conseguido pelo governo do estado junto ao Banco Mundial. O poder público catarinense, por sua vez, deverá fiscalizar a obra e ajudar a gerenciar o túnel depois que ele estiver pronto.
O aguardado túnel da baixada santista
No último dia 2 de fevereiro, em um evento que reuniu o governador Tarcísio de Freitas e autoridades do governo federal, em especial o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciada a construção do túnel que vai conectar as cidades de Santos e Guarujá.
A obra, que era muito aguardada pela população da baixada santista, terá 860 metros de extensão e será construída sob o canal que separa os dois municípios. A expectativa é de que esse seja o primeiro túnel submerso da América Latina.
Hoje em dia, os moradores das duas cidades precisam usar balsas para atravessar o canal ou viajar pela rodovia Cônego Domênico Rangoni se quiserem ir de um ponto a outro. Com as obras, a vida de mais de 5 milhões de pessoas, entre residentes e turistas que visitam o litoral norte de São Paulo, deve ser grandemente facilitada.
Uma “mão na roda” para o turismo em Santa Catarina
Quase paralelamente ao anúncio feito em São Paulo, no último dia 26 de janeiro, o governador Jorginho Mello também anunciou, durante um evento com prefeitos da região de Foz do Itajaí-Açu, as obras de um túnel submerso em seu estado.
O túnel faz parte de uma iniciativa batizada de projeto Promobis, que prevê uma série de obras que devem melhorar a mobilidade urbana de Santa Catarina. Em especial, esse túnel deve interligar as cidades de Itajaí e Navegantes, encurtando a distância entre as duas cidades e ajudando a melhorar o fluxo de trânsito na região.
Os catarinenses acreditam que o projeto em seu estado deva ter um andamento mais acelerado que o de São Paulo, previsão que, caso se concretize, dará ao túnel de Itajaí o título de pioneiro na América do Sul.
Comentários estão fechados.