Saque antecipado do 13º já é possível para aposentados e pensionistas do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS têm acesso antecipado ao 13º salário: veja o cronograma de pagamentos e entenda como realizar o saque sem complicações.

O INSS já está realizando o depósito da primeira parcela do 13º salário, de forma antecipada pelo governo federal. Isso significa que os beneficiários terão acesso à gratificação anual junto com os benefícios de maio e junho.  

O calendário do INSS começa no fim de um mês e termina na primeira semana do mês seguinte. Ou seja, os pagamentos tiveram início em maio, no dia 25, e seguirão até o dia 7 de junho. Por isso, é importante ficar atento à data certa do seu pagamento.

Sobre como será feito o pagamento: os segurados são divididos entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe valores maiores. Depois disso, basta conferir o dígito final do número de benefício (NB) para saber quando receberá a tão esperada gratificação.

Saiba quem pode realizar o saque  

Caso você seja titular de aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, auxílio-reclusão ou auxílio-acidente, saiba que tem direito ao abono extra.  

Mas quem recebe BPC ou outros auxílios assistenciais não pode desfrutar deste benefício tão esperado. A boa notícia, é que em 2023, será investido mais de R$62,6 bilhões na liberação desta gratificação para mais de 38 milhões de segurados.

Confira as datas de liberação das duas parcelas do 13º salário do INSS em 2023  

Se você recebe um salário mínimo, fique atento às seguintes datas: os beneficiários com final de número 1 receberão nos dias 25 de maio e 26 de junho; já aqueles com final de número 2 poderão sacar nos dias 26 de maio e 27 de junho. E assim por diante, até o final dos números.  

Para quem ganha mais do que um salário mínimo

Se o número final do seu benefício for 1 ou 6, você poderá sacar nos dias 1º de junho e 3 de julho. Já se o final for 2 ou 7, anote aí: você poderá retirar nos dias 2 de junho e 4 de julho.  

O mesmo vale para os finais em 3 ou 8, com pagamentos marcados para os dias 5 de junho e 5 de julho. Caso seu benefício termine com as numerações 4 ou 9, programe-se para sacar nos dias 6 de junho e 6 de julho. Por fim, se o número final for 5 ou 0, agende-se para retirar nos dias 7 de junho e 7 de julho.  

você pode gostar também

Comentários estão fechados.