Saque Extraordinário do FGTS: 42 milhões de brasileiros poderão realizar o saque
Com essa possibilidade de saque, o Governo Federal espera injetar ao menos R$ 30 bilhões de dólares na Economia.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço visa proteger o trabalhador de possíveis situações de emergência ou contratempos. Ele funciona como uma espécie de reserva que o empregador é obrigado a depositar em uma conta junto a Caixa Econômica Federal mensalmente e seu valor é definido aplicando 8% sobre o salário pago ao funcionário.
O FGTS pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa ou em caso de acordo entre a empresa e o colaborador, além disso, a legislação permite que se saque o FGTS em casos de emergências de saúde, compra de imóveis ou situações especiais. Porém, no caso da liberação que começa a partir do dia 20 abril, trata-se do saque extraordinário do FGTS. Essa é uma medida que tem como objetivo principal injetar dinheiro na economia nacional, através do consumo, pagamento de dívidas e investimentos.
Leia mais: Entenda como funciona o saque do FGTS por motivo de saúde.
Quem pode realizar o saque extraordinário?
Ao contrário dos demais saques, em que o cidadão precisa ser demitido ou ter uma emergência, essa situação extraordinária permite o saque a todos. Inclusive, sequer será necessário fazer uma solicitação formal para que o dinheiro chegue até às suas mãos.
Na verdade, basta que você possua uma conta ativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para conseguir o crédito, e como nos demais saques, o pagamento seguirá através da Caixa Econômica Federal que irá realizar os pagamentos em abril de 2022. Nesse caso, o critério de mês de nascimento determinará a ordem dos pagamentos. Os que nasceram em janeiro poderão realizar o saque já a partir do dia 20 de abril, já os que nasceram nos outros dias precisarão esperar a sua data, segundo o calendário oficial.
Calendário de pagamentos do saque extraordinário do FGTS
Por fim, o Saque Extraordinário não é uma situação obrigatória, de modo que será apenas uma concessão do Governo Federal para estimular a economia. Entretanto, caso você opte pelo resgate para adiantar alguma questão da ordem financeira, atente-se ao calendário:
- 20 de Abril: Pagamento para os nascidos em janeiro;
- 30 de Abril: Pagamento para os nascidos em fevereiro;
- 04 de maio: Pagamento para os nascidos em Março;
- 11 de maio: Pagamento para os nascidos em Abril;
- 14 de maio: Pagamento para os nascidos em Maio;
- 18 de maio: Pagamento para os nascidos em Junho;
- 21 de Abril: Pagamento para os nascidos em Julho;
- 25 de Abril: Pagamento para os nascidos em Agosto;
- 28 de Abril: Pagamento para os nascidos em Setembro;
- 1 de junho: Pagamento para os nascidos em Outubro;
- 08 de junho: Pagamento para os nascidos em Novembro;
- 15 de junho: Pagamento para os nascidos em Dezembro.
Comentários estão fechados.