Saúde cardíaca: ESTES 3 alimentos são um VENENO para o seu coração
Pelo sim e pelo não, é melhor excluir essas comidas da sua dieta.
As doenças cardiovasculares, em especial o temido infarto, sempre estiveram muito relacionadas ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.
Com isso, levar um estilo de vida saudável é a única coisa que podemos fazer para prevenir a ocorrência dessa condição assustadora.
Tendo isso em mente, ao longo dos anos especialistas começaram a investigar a composição dos alimentos para determinar quais são os mais nocivos à saúde do coração. Como não poderia deixar de ser, os famigerados fast foods são os integrantes mais presentes em listas de alimentos proibidos por cardiologistas.
E por falar em lista, neste artigo decidimos incluir três tipos de comida que, sinceramente, não deveriam permanecer na dieta da maioria das pessoas, pois podem adoecer o coração. Quer saber que alimentos são esses? Continue lendo!
1. Bacon
(Imagem: divulgação)
Para a surpresa de muitas pessoas, o aclamado bacon é um dos alimentos mais vetados por cardiologistas ao redor do mundo.
Contudo, é bom esclarecer que, na verdade, os especialistas alertam para o consumo de bacon industrializado, que geralmente recebe altas quantidades de sódio e nitritos por causa de suas propriedades conservantes. Por sua vez, essas substâncias são verdadeiros venenos para o coração e o sistema vascular do corpo.
Michelle Routhenstein, uma nutricionista especializada em cardiologia preventiva, explica melhor essa relação.
“O processo de cura do bacon com nitrito de sódio e o seu elevado teor de sódio pode elevar a pressão arterial, enquanto os compostos formados durante o cozimento, como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas (HCAs), podem elevar a pressão arterial, contribuir para a inflamação e danos nos vasos sanguíneos, aumentando coletivamente o risco de doença cardíaca”, disse ela.
Por tudo isso, o ideal é não comer bacon, sobretudo se ele for industrializado. Se excluir esse alimento da dieta não for possível num primeiro momento, a saída é reduzir o consumo e, quando consumir, usar somente produtos in natura.
2. Pão branco
(Imagem: divulgação)
Os pães brancos, ou pães industrializados, são outro tipo de alimento totalmente vetado por cardiologistas. Eles geralmente são vendidos em embalagens plásticas, podendo ser encontrados em supermercados ou padarias.
De acordo com Michelle Routhenstein, esse tipo de pão é pobre em fibras e nutrientes, além de atuar na elevação dos níveis de glicemia no corpo, estimulando os problemas de coração.
“O pão branco, com o seu elevado índice glicémico e falta de nutrientes e fibras em comparação com as opções de grãos integrais, pode levar a picos rápidos de açúcar no sangue, resistência à insulina e ganho de peso, todos os quais aumentam o risco de doença cardíaca e complicações relacionadas”, destacou a especialista.
Em vez de pão branco, o ideal é consumir pães integrais, principalmente se forem caseiros. Outra opção é eliminar de vez os pães da dieta!
3. Batata frita
(Imagem: divulgação)
O último alimento que queremos indicar na nossa lista é a famosa batata frita. Pois é, mesmo adorada por muitas pessoas, a famosa “batatinha” pode prejudicar e muito o seu coração.
O cardiologista Saman Setareh-Shenas explica que o problema está na preparação desse alimento. Afinal, a batata inglesa em si não faz tão mal ao coração.
“No caso das batatas fritas, o óleo é frequentemente reutilizado [em seu preparo], o que leva a uma perda de gorduras insaturadas e a um aumento das gorduras trans. As batatas fritas também são cobertas com muito sal, e a alta ingestão de sódio tem sido associada à pressão arterial elevada e ao aumento das doenças cardíacas”, explica.
Dr. Setareh-Shenas destaca ainda que qualquer fritura pode ser nociva à saúde do coração, pelos mesmos motivos que a batatinha não é recomendada.
Agora que você conhece três alimentos não recomendados devido ao seu potencial de risco para o coração, conheça cinco vegetais que fazem bem para o coração e um hábito que pode melhorar a saúde do seu amigo do peito!
Comentários estão fechados.