Saúde mental; Quais são os benefícios das fibras para a mente?

As fibras são essenciais para o funcionamento do chamado eixo intestino-cérebro.

As fibras são um tipo de carboidrato que nosso organismo não consegue absorver, enquanto os animais conseguem. No entanto, apesar de não serem absorvidas, você sabia que as fibras são boas para a saúde mental? É isso mesmo, os impactos das fibras vão além de fazer bem apenas para o intestino. Confira o conteúdo que preparamos e entenda como a alimentação com essas substâncias pode afetar não apenas o seu bem estar físico, mas mental!

Leia mais: 3 posturas do yoga que aumentam seu tamanho

O que são fibras e onde podemos encontrá-las

Como mencionado anteriormente, as fibras são um tipo de carboidrato (conhecido popularmente como “açúcar”). Nesse sentido, podemos encontrá-las em alimentos de origem vegetal como frutas, raízes (aipim, inhame, batata-doce), verduras (rúcula, alface) e legumes (beterraba, abobrinha), entre outros.

Nós não absorvemos as fibras, pois não possuímos enzimas capazes de quebrá-las em tamanhos que permitam sua absorção no intestino. Todavia, é justamente nesse órgão que elas atuam e promovem uma série de benefícios, entre eles, a melhora da saúde mental.

Como as fibras melhoram a saúde mental

Bem, antes de mais nada, saiba que existe uma conexão muito importante entre o intestino e o cérebro, inclusive alguns autores apontam que o intestino foi nosso primeiro cérebro e isso mudou com o passar dos anos (processo evolutivo). Por essa razão, a saúde intestinal interfere diretamente no funcionamento cerebral.

As fibras, por sua vez, são importantíssimas para um bom funcionamento intestinal. Primeiro, porque servem como alimento para as bactérias que moram no intestino e, consequentemente, há maior produção de serotonina, um hormônio relacionado com a sensação de felicidade.

Além disso, as fibras são essenciais para a formação das fezes e para um bom ritmo intestinal, ou seja, para evitar o intestino preguiçoso. Você certamente já ouviu a expressão “enfezado”, não é? Que significa alguém irritado, com cara de poucos amigos. Pois bem, quem tem o intestino lento fica enfezado (afinal, não consegue ir ao banheiro), logo, a pessoa fica irritada.

Percebeu agora por que é tão importante consumir fibras regularmente para manter um bom funcionamento intestinal e, além disso, para ter benefícios à saúde mental? Sendo assim, não esqueça de incluir os alimentos que mencionamos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More