School Time: novo recurso do Google promete ajudar pais de estudantes
A ferramenta cria um ‘modo escola’, que basicamente limita distrações em smartphones de crianças e adolescentes durante as aulas.
Já há algum tempo o Google havia implementado uma ferramenta chamada School Time (“Hora da Escola”, em português) em alguns modelos de smartwatches que rodam versões alternativas do Android. Agora, a novidade chega também a smartphones e tablets.
A ferramenta atende ao anseio de grande parte dos usuários da gigante das buscas, sobretudo pais, responsáveis e educadores de todo o mundo que se preocupam cada vez mais com a influência de dispositivos móveis no aprendizado de jovens em idade escolar.
Como vai funcionar o School Time?
Em convergência com seu nome e premissas iniciais, o “Hora da Escola” é basicamente um modo de limitar o uso dos dispositivos móveis enquanto a criança, adolescente ou jovem estiver na escola.
O recurso funciona como outros “modos” clássicos em smartphones e tablets, a exemplo do “modo silencioso”.
Nesse caso, em vez de limitar sons do sistema e outras coisas que perturbem o usuário na hora de seu descanso, esse “modo escola” interrompe possíveis distrações que tirem o foco dos alunos.
Segundo o Google, a novidade poderá ser operada por meio do aplicativo Family Link, uma importante ferramenta de controle parental.
Ou seja, é bem provável que os pais consigam programar o modo escola no celular de seus filhos a partir dos próprios celulares.
Estudantes vão conseguir manter mais o foco durantes as aulas – Imagem: reprodução
Foi informado ainda que será possível programar o horário em que as restrições estarão funcionando, bem como quais aplicativos poderão ser acessados, enquanto o Hora da Escola estiver acionado.
Será possível saber quando o modo escola está ativado por meio de uma mensagem que vai aparecer na tela do celular do estudante.
Ao que parece, os alunos não poderão desativar as restrições, que serão controladas completamente por seus pais, por meio do Family Link.
De qualquer forma, a criança ou adolescente terá ciência do horário em que as restrições vão ter fim e de quais aplicativos poderá utilizar enquanto o Hora da Escola estiver ativado.
Ainda de acordo com o Google, o School Time deve ser completamente liberado para uso dos pais e responsáveis até o final de setembro.
Comentários estão fechados.