Se quiser que seus filhos te admirem, NÃO cometa estes 5 erros com eles
Comportamento produtivo é essencial para servir como exemplo hoje e futuramente; algumas atitudes minam a confiança.
Os pais são ‘espelhos’ para os filhos, isto é, servem de exemplo e referência desde os primeiros dias de vida.
Por isso, a responsabilidade de ser uma referência positiva é muito grande para os responsáveis, e os comportamentos dos adultos precisam se adequar a essa realidade.
Segundo especialistas, os filhos aprendem mais com a postura dos pais do que com as palavras deles. Desse modo, se quiser ter a admiração dos pequenos, é necessário evitar algumas posturas.
A seguir, veja cinco coisas que se deve evitar para não ser um exemplo negativo para as crianças.
5 comportamentos que os pais devem evitar
1. Crítica negativa aos filhos
Uma das ações comuns dos pais, especialmente os de ‘primeira viagem’, é fazer críticas negativas aos filhos e apenas apontar os defeitos.
Isso atrapalha o desenvolvimento e até mesmo cria uma baixa autoestima na criança, que se sentirá insegura.
No papel de pai e mãe, você deve orientar os filhos e ajudar a desenvolver a disciplina. Entretanto, também precisa mostrar que a criança tem qualidades e não apenas defeitos.
2. Falta de empatia com as crianças
Outro problema é a falta de empatia dos pais em relação aos filhos. Por mais que os problemas da criança possam parecer pequenos, o pai e a mãe precisam tentar compreender e ouvir do que se trata.
Assim, os responsáveis que têm essa capacidade de escutar as crianças criam vínculos maiores com elas, e a confiança dos dois lados tente a aumentar com o passar do tempo.
3. Ausência de regularidade
Como dito inicialmente, as atitudes dos pais valem mais que as palavras e a falta de regularidade e de disciplina comprometem a rotina a admiração dos filhos.
Um exemplo é quando o pai ou a mãe cobram a pontualidade em determinado compromisso, mas eles próprios se atrasam e não cumprem.
Além de ser um exemplo negativo, ainda poderá ser motivo de cobrança no futuro. Afinal de contas, um dia as crianças vão crescer e compreender o que acontece em casa.
4. Falta de desculpas
Como já diz o velho ditado, errar é humano e todos estamos sujeitos a isso. Entretanto, muitos pais têm vergonha de reconhecer o erro e entendem que não precisam pedir desculpas aos filhos.
Mas os pedidos de desculpas ajudam também a ampliar a confiança e os laços familiares. As crianças passam a perceber que os adultos erram e que se desculpar não é demérito, muito pelo contrário.
5. Viver culpando os outros
Pais que culpam terceiros pelos próprios fracassos apenas mostram que não assumem responsabilidade pelos próprios atos. Nesse caso, fica difícil conseguir a admiração dos filhos no dia a dia.
Porém, se os responsáveis conseguem reconhecer os erros e tentam corrigi-los, ampliam a admiração dos filhos por eles.
Comentários estão fechados.