Você é quem manda? Esses 3 sinais denunciam uma pessoa controladora
Se abrir mão do controle for algo muito difícil para você, é possível que tenha um problema. Admitir é a melhor opção. Veja como descobrir se é uma pessoa controladora.
Todos os humanos experimentam o poder em algum momento da vida. Seja comandando um trabalho em equipe, atuando em cargos de chefia ou educando uma criança, estar nesta posição costuma ser agradável. Além disso, ela dá aos homens um sentido de importância perante o mundo. Algumas pessoas sentem a necessidade de estar sempre em uma posição de poder, o que as deixam quase abusivas. Veja os sinais de que alguém é maníaco por controle.
Leia mais: Parceiro controlador e relacionamento tóxico; saiba como identificar
Sinais de que você é maníaco por controle
Impor as suas necessidades pode, se em excesso, ceifar toda a criatividade e a capacidade de dialogar das pessoas ao seu redor. Como consequência, pode ser que você se sinta cada vez mais afastado dos seus amigos, afinal de contas, ninguém quer se sentir sempre subordinado.
Pessoas controladoras precisam admitir que têm um problema. Esse é o primeiro passo para adquirir uma vida mais relaxada ao lado de quem realmente curte estar em sua companhia. Veja os principais indícios deste mal:
Você espera que todos sigam a sua agenda
Imagine o seguinte cenário: você está programando uma viagem e opta por definir todos os roteiros, os ônibus que todos irão pegar e os restaurantes que irão conhecer. Na sua agenda, não há espaço para imprevistos, logo não permite que alguém queira mudar tudo para não estragar a sua programação.
Sim, pode ser que tenha problemas com controle.
Ainda que julgue que deva definir como a viagem deva ocorrer, pois pesquisou mais para isso, a espontaneidade é a graça desses momentos. Todos têm o direito de definir o que querem fazer neste novo ambiente. Proibir as pessoas apenas para que elas sigam os seus passos é bastante egoísta.
Você leva qualquer discordância para o lado pessoal
Os controladores maníacos não gostam de ser contrariados e levam toda crítica acerca das suas ideias ou pensamentos como um ataque pessoal. Quando não, decidem por descredibilizar tudo que a outra pessoa está falando para não se sentir errada. Por esse motivo, é extremamente difícil dialogar com aqueles que se mostram controladores, pois as pessoas costumam sempre sentir que estão sendo manipuladas ou diminuídas.
Você finge que está dialogando
Eles tendem a disfarçar essa falha ao fingir que estão respeitando a opinião alheia. Dessa forma, fingem levar em consideração aquilo que você está querendo quando, na verdade, só estão vendo a melhor maneira de negar sem que você sinta que as suas vontades estão sendo desconsideradas. Essa dissimulação pode funcionar nas primeiras vezes, mas logo depois todos percebem o que está acontecendo.
Comentários estão fechados.