Segunda fase do ‘dinheiro esquecido’: veja como vai funcionar
Veja como consultar se você pode receber essas quantias.
O Banco Central divulgou que havia alguns valores esquecidos em bancos que se acumularam ao longo dos anos e que seriam repassadas em 2022. Essas quantias estão estimadas em um total de R$ 4 bilhões e podem contemplar até 1,6 milhões de brasileiros.
Para te ajudar a requisitar as suas quantias esquecidas, reunimos algumas informações sobre o assunto neste artigo. Se você ainda está com dificuldade para realizar esse processo ou tem curiosidade sobre o assunto, confira este texto até o final. Boa leitura!
Leia também: Saiba como descobrir se existe dinheiro esquecido no PIS
Como solicitar o dinheiro esquecido?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o dinheiro esquecido. Trata-se de quantias que ficaram em contas de pessoas físicas e jurídicas. Esse dinheiro provém, basicamente, dessas origens:
- Tarifas cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas;
- Contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
- FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).
Se você desconfia que tem algum dinheiro esquecido, pode conferir através do site “Valores a receber” com o CPF ou CNPJ da empresa. A partir do dia 2 de maio, o site aceitará novas solicitações de quem tem dinheiro esquecido e não conseguiu requisitar da primeira vez.
Para realizar o pedido, você deve fazer um cadastro no Gov.br, de nível prata ou ouro, sendo que basta dar algumas informações para chegar a esses níveis. Em seguida, o site te mostrará uma data para que você consiga, enfim, transferir seu dinheiro. Você poderá escolher entre três opções de transferência: Pix, TED ou DOC (as duas últimas cobram taxa). Não se preocupe se esquecer a data, pois haverá um período de repescagem para resgatar este dinheiro.
Comentários estão fechados.