Segundo o MEC, as universidades detêm 600 mil alunos maiores de 40 anos
Os dados do Ministério da Educação foram divulgados após aluna caloura de 44 anos sofrer com discriminação em SP.
O caso recente de três universitárias debochando de uma caloura ganhou a atenção do público. No vídeo publicado, três alunas de uma universidade em Bauru, São Paulo, debocharam de uma aluna nova por ter 44 anos de idade.
O vídeo ganhou muita repercussão no último sábado, 11, no mesmo dia que foi gravado durante os primeiros dias de volta às aulas na instituição. Isso acabou fazendo com que o Ministério da Educação se pronunciasse sobre o assunto, obviamente repudiando o ato.
Todas as pessoas têm o direito de estudar quando quiserem
Existe um tabu de que os estudos universitários precisam começar aos 17 anos de idade, junto com a idade do vestibular, para que aos 20 anos o aluno esteja devidamente formado e estável quando chegar na idade de 40.
No entanto, as perspectivas de vida no mundo inteiro não seguem esse padrão e a idade não é mais considerada nesses casos. Estar na universidade com mais de 40, como comprovou o MEC, é evidentemente comum.
Universidade após os 40 anos
Em contrapartida à opinião das colegas, o Censo da Educação Superior, pertencente ao MEC (Ministério da Educação), mostra que 599.977 alunos universitários são maiores de 40 anos de idade.
Na última década, o registro teve aumento de 171,1% desde 2012. No Distrito Federal, em 2021, o aumento foi de quase 30 mil alunos na mesma faixa etária.
A prática do “etarismo” é real e começou a ser repensada após o caso ser levado para a mídia. Muitas pessoas são impedidas pela imposição de ser velho demais para realizar sonhos como, por exemplo, ingressar em uma universidade para ter uma profissão.
A psicoterapeuta Helena Abdalla afirma que a condição de caracterizar uma pessoa como “velha demais” para estar em uma universidade se enquadra no tipo de preconceito.
Para a especialista, o conceito da discriminação está baseado na intolerância, no preconceito de que as pessoas maiores de 40 anos não podem realizar algo, evidenciando que são incompetentes e incapazes para tal feito.
Em muitos desses casos, são pessoas que não tiveram a oportunidade de ingressar no ensino superior e precisaram adiar o sonho de ter uma graduação.
Comentários estão fechados.