Seguradoras estão aumentando o seguro do carro após ‘espionar’ clientes

Com a venda dos dados, as seguradoras conseguem informações para decidir aumentar o valor cobrado no seguro veicular do condutor.

Um aplicativo para avaliar a direção já faz parte dos recursos disponibilizados nos automóveis de todo o mundo. No entanto, as montadoras podem estar compartilhando essas informações com as seguradoras. Com a compra das informações, as seguradoras podem estar aumentando o valor do seguro cobrado dos motoristas. Dentre as montadoras investigadas, estão a Ford, Honda, GM e Mitsubishi.

Veja também: Evite multas! 5 principais infrações que podem custar até R$ 243,47 para motoristas desatentos

Os aplicativos, como o OnStar da GM, monitoram os hábitos dos motoristas, como o registro de horários que o condutor costuma dirigir, casos de freadas bruscas e também acelerações intensas. Para justificar o monitoramento, as fabricantes afirmam que os dados podem auxiliar na economia de combustível e serem utilizados para que os motoristas melhorem seus hábitos ao volante.

Contudo, as investigações mostram que as montadoras podem estar utilizando desses dados para ganhar dinheiro. O caso foi revelado pelo The New York Times, mostrando que as empresas de análise de dados Verisk e LexisNexis possuem contratos com as fabricantes e seguradoras. Mesmo parecendo ser um aplicativo para ajudar os motoristas, o uso dos mesmos pode acabar representando um aumento no valor do seguro.

Como é feito o compartilhamento de dados?

As empresas investigadas pelo The New York Times possuem contratos com as fabricantes. Assim, a LexisNexis presta serviços para a Subaru, Kia, Mitsubishi e General Motors. Já a Verisk possui parceria com a Hyundai, Ford e Honda. Além de prestar serviços para as fabricantes, as empresas possuem contratos também com seguradoras de veículos.

Dessa forma, as empresas vendem as avaliações dos motoristas desses veículos para as seguradoras, permitindo uma nova precificação mediante o comportamento dos condutores. Em entrevista ao jornal, a Subaru afirmou que compartilha apenas os dados do odômetro, mediante a autorização dos clientes. A Ford afirmou também que o compartilhamento de dados só é realizado mediante a autorização dos condutores.

O The New York Times entrevistou o dono de um carro da GM, que informou que o preço do seu seguro subiu 21% na renovação do contrato. Por fim, mesmo sem histórico de acidentes, a seguradora decidiu aumentar o preço do serviço.

Seguro de carro
Foto: Shutterstock

Perfil do segurado: impacto nas coberturas

  • Influência da Idade e Sexo: Estes fatores podem afetar diretamente o custo e a disponibilidade das coberturas.
  • Estado de Saúde e Profissão: Condições pré-existentes e os riscos associados à sua profissão podem influenciar as condições do seguro.

Bens a serem segurados

  • Análise da Localização e Valor: A área onde seus bens estão localizados e seu valor total desempenham um papel crucial na determinação do custo da apólice.
  • Características Específicas: Detalhes como ano, modelo e quilometragem de um veículo podem influenciar significativamente na avaliação de riscos.

Porque é tão importante ter um seguro?

Em caso de acidente, o custo dos danos ao seu carro ou ao de terceiros pode ser substancial. O seguro de carro ajuda a cobrir esses custos, incluindo reparos ou substituição do veículo, sem comprometer suas finanças pessoais. Isso é particularmente crucial se os danos forem significativos ou se o carro for totalizado.

Em muitos países e estados, ter um seguro de responsabilidade civil é obrigatório por lei. Esse seguro cobre os custos se você for responsável por causar danos ou ferimentos a outras pessoas em um acidente de trânsito. Sem ele, você poderia enfrentar multas severas, suspensão da carteira de motorista ou até mesmo ação criminal, dependendo das leis locais.

Proteção contra roubo e vandalismo

Além de acidentes, o seguro de carro pode cobrir perdas devido a roubo, vandalismo ou desastres naturais. Isso significa que você pode ser compensado se seu carro for roubado ou danificado, ajudando a aliviar o impacto financeiro e emocional desses eventos.

Assistência na estrada

Muitas apólices de seguro de carro oferecem serviços adicionais, como assistência na estrada, que pode incluir reboque, serviço de bateria, troca de pneus, entre outros. Isso pode ser de grande ajuda se você se encontrar em uma situação difícil na estrada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.