Seguros de carro estão 15% mais caros no Brasil
O valor destes seguros varia de acordo com o perfil do motorista, confira mais sobre isso.
Adquirir um automóvel é o sonho de consumo de muitos brasileiros, entretanto manter este sonho está cada vez mais caro no Brasil. Um exemplo disso é a instabilidade do preço da gasolina e o fato de que os seguros de carro aumentaram seus valores, sem esquecer das manutenções frequentes e impostos. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o aumento dos seguros para veículos.
Seguros de automóveis podem ser muito caros
Ao comprar um automóvel, é de fundamental importância adquirir um bom seguro, afinal ele te protege contra possíveis acidentes, furtos e roubos. Entretanto, essa segurança contra incidentes pode sair muito cara.
Segundo os dados coletados pelo Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA), feito pela TEx, plataforma de inteligência de dados, só no último ano, os seguros de automóveis sofreram um aumento de 15%.
Além disso, apesar de o aumento ter sido generalizado, existem alguns fatores que fazem os preços se tornarem ainda mais altos.
Fatores que influenciam o preço dos seguros
Após a pandemia tudo ficou mais caro e com os seguros de automóveis não seria diferente. Mesmo porque a volta da circulação dos carros após uma pausa na circulação econômica gerou uma instabilidade no setor devido à falta de peças, e por consequência, deixou elas mais caras.
Além disso, vale ressaltar que durante o período mais intenso da pandemia, diversas montadoras pararam de fabricar justamente por consequência dessa falta de peças. O que, além de tudo, diminuiu a quantidade de novos veículos no mercado.
Essa diminuição gerou consequências de alta nos valores destes automóveis, impactando automaticamente o preço dos seguros que possuem, como uma de suas bases para definir valor, o preço do veículo assegurado.
Como as seguradoras definem o valor do seguro?
O preço dos seguros varia de acordo com o automóvel assegurado, isso porque a primeira base de preços é de acordo com a tabela Fipe. Essa tabela tem como objetivo definir os valores dos carros no território nacional.
Os seguros possuem ela como base, pois em casos de roubo ou perda total de um carro, eles precisam passar para o assegurado o valor para compra de outro do mesmo modelo.
Além do valor do carro, outro fator que influencia o preço é o perfil do motorista que irá dirigir o automóvel, como, por exemplo, a idade do motorista, o local onde mora, se o motorista possui uma garagem ou até mesmo se a carteira é provisória ou não.
Vale lembrar que, além disso, os carros elétricos e híbridos possuem valores menores que os veículos movidos a gasolina, isso porque a chance de roubo é menor.
Comentários estão fechados.