Seis praias podem ser expandidas em estudo realizado por Ilhabela

As praias de Ilhabela devem sofrer alterações que irão refletir positivamente para os turistas e munícipio

O prefeito de Ilhabela demonstrou preocupação com a erosão da região das ilhas. Ele resolveu licitar obras com o objetivo de expandir faixas de areia de várias praias de Ilhabela. Essa medida tem como objetivo, além de aumentar a faixa de terra das praias, oportunizar mais conforto, lazer e segurança aos turistas e moradores. Também visa aumentar o espaço e reduzir os riscos de inundações de ruas circunvizinhas, além de revitalizar a orla.

Primordialmente, a região chamada Perequê é onde se localiza o maior ponto de preocupação. Isso se deve ao fato de que a invasão do mar é um risco para as pessoas, pois alcança as calçadas e as casas.

O prefeito de Ilhabela e o vice-prefeito visitaram Balneário Camboriú para checar a execução da obra de expansão que está acontecendo naquele lugar e afirmou que entende haver semelhanças, mas que a forma como será a execução das obras em Ilhabela será outra.

A decisão de não ser exatamente igual tem como fundamento o aparecimento de tubarões após a expansão das faixas de areia, pois Ilhabela fica muito perto de Ubatuba, onde acontecem os ataques de tubarão.

O INHPH – Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, órgão do Ministério da Infraestrutura, já vai elaborar um projeto que seja compatível com a geografia do lugar.

Providências recentes

Recentemente, o INPH a prefeitura de Ilhabela recebeu um oficio do INPH que autoriza iniciar os estudos para elaboração do referido projeto, solicitando algumas demandas, quais sejam: levantamento hidrográfico, levantamento dos perfis das praias locais, análise do de sedimentos tanto da superfície quanto do batentes de preamar e de baixa-mar, análise das jazidas, dentre outros, todos, procedimentos determinantes para o cálculo do custo da obra a ser realizada que está avaliada em aproximadamente R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais).

Gostou dessas dicas e quer ler mais conteúdo como esse? Acesse Escola Educação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.