Sem ofender ninguém: 5 roupas que turistas podem usar sem medo em alguns lugares do mundo
Não haverá apropriação cultural.
Viajar é sempre uma experiência deliciosa, principalmente quando o destino é um local totalmente diferente de tudo o que conhecemos. É uma culinária diferente, uma cultura diferente e, também, roupas tradicionais diferentes. Tão diferentes que os turistas ficam até com medo de ofender os nativos.
É o que chamam de apropriação cultural – você já deve ter esbarrado com este termo por aí algumas vezes.
No entanto, em alguns lugares do mundo, os nativos fazem até questão que os turistas se mesclem com a cultura local e isto inclui usar alguns trajes do país. Confira abaixo cinco roupas que não vão ofender ninguém se você usar durante suas férias.
5 roupas que turistas podem usar sem medo de ofender a cultura local
Havaí: Camisa Aloha
Esta é uma das roupas que os turistas mais gostam de usar quando vão ao Havaí. As camisas aloha, com suas cores chamativas e estampas festivas, são muito disseminadas por lá e começaram sua história no estado em 1930, quando imigrantes japoneses chegaram às ilhas.
Norte da África e oriente médio: Caftans
Na Bíblia, os caftans são descritos como mantos que vão até abaixo do joelho. Hoje, homens e mulheres da região do norte da África e do Oriente Médio usam a vestimenta em vários estilos.
México: Vestido de San Antonio
Com seus bordados coloridos, os vestidos de San Antonio são parte importante da história do Texas e fazem referência direta à influência do México. Mesmo sendo algo muito intrínseco da cultura do lugar, turistas podem usá-los à vontade – inclusive são incentivados a tal para ajudar o pequeno comércio.
Sudeste asiático: Kebayas
Os kebayas são um tipo de blusa-jaqueta muito colorida e extremamente popular entre as mulheres do Sudeste da Ásia. A vestimenta é usada, quase sempre, em eventos formais – e turistas podem usar tranquilamente.
América Latina: Guayaberas
Em Cuba, na Guatemala ou no México, você verá muitos homens usando guayaberas. Elas são camisas de linho ou algodão com golas muito pontudas e, por tradição, quatro bolsos.
Comentários estão fechados.