Vai ter rodízio de carros depois do natal em São Paulo?

Prefeitura da cidade irá suspender o rodízio de veículos em relação a alguns tipos de carros. Confira o calendário e as exceções.

O rodízio realizado na capital paulista é feito de segunda a sexta-feira, restringindo a circulação de veículos conforme o final da placa. Assim, um dia por semana, os carros com o final da placa do dia são proibidos de circular no centro expandido da cidade, por um período de seis horas, sendo válida a medida inclusive em relação a veículos de outras cidades.

Leia mais: Não quer ter problemas? Confira 11 carros que quebram pouco

O rodízio funciona entre as 7h e 10h no período matinal, bem como das 17h às 20h no período da tarde. Os veículos são proibidos de circular nos trechos que seguem: Centro Expandido, bem como as vias que delimitam o Minianel Viário, composto pelas marginais Pinheiros e Tietê; Viaduto Grande São Paulo; avenidas Salim Farah Maluf e Professor Luís Inácio de Anhaia Melo; avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Esgragnole Taunay, Tancredo Neves e Juntas Provisórias e o Complexo Viário Maria Maluf.

O que muda?

Entretanto, a partir do dia 26 de dezembro, haverá novas regras para a execução desse rodízio, visto que ele será suspenso para carros de passeio. Essa mudança ficará em vigência até o dia 6 de janeiro do ano que vem, sendo que o descumprimento da medida pode resultar em uma multa de R$ 130.

Atente-se, pois não estão inclusos na suspensão os veículos pesados, além de outras restrições, que são: Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) e a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões.

O rodízio volta a ser realizado normalmente a partir do dia 9 de janeiro de 2023, uma segunda-feira. Confira abaixo a tabela do rodízio com as restrições de veículos nos horários e locais já mencionados:

  • Final da placa 1 e 2: Não podem transitar nas segundas-feiras;
  • Final da placa 3 e 4: Não podem transitar nas terças-feiras;
  • Final da placa 5 e 6:Não podem transitar nas quartas-feiras;
  • Final da placa 7 e 8: Não podem transitar nas quintas-feiras;
  • Final da placa 9 e 0: Não podem transitar nas sextas-feiras;
  • O trânsito nos finais de semana é livre.

Cabe ressaltar que a penalização por descumprir as regras do rodízio é de infração de trânsito de nível médio, com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista, bem como multa no valor de R$ 130,16.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.