Semana de TRÊS dias de trabalho será possível? Bill Gates diz que sim
Em entrevista a um podcast, o fundador da Microsoft afirmou que a semana de três dias de trabalho poderá sem implementada em breve.
A semana de quatro dias de trabalho já está sendo testada e discutida em diversos países, inclusive no Brasil. No entanto, o fundador da Microsoft, Bill Gates, afirma que é possível que a semana de trabalho diminua ainda mais, passando para apenas três dias. Em uma participação no podcast “What Now?”, apresentado por Trevor Noah, o bilionário afirmou que acredita que o uso da tecnologia pode tornar isso possível.
Veja também: Pesquisa aponta que 1 em cada 3 trabalhadores querem semana de trabalho com 4 dias
Ao ser questionado sobre a ameaça da inteligência artificial aos empregos, Bill Gates afirmou que pode chegar um momento em que os humanos “não precisariam trabalhar tanto”. Além disso, o empresário ainda afirmou que as máquinas poderiam produzir todo o alimento, por exemplo.
Dessa forma, as pessoas não precisariam trabalhar mais de cinco dias por semana para receber um salário digno. “Se eventualmente chegarmos a uma sociedade onde só temos que trabalhar três dias por semana, acho que tudo bem”, afirmou Gates.
Empresários apoiam a adoção de semanas mais curtas
Mesmo sendo um entusiasta da tecnologia, Gates reconheceu que a inteligência artificial pode trazer riscos. A declaração foi dada em julho deste ano, em um blog. “Não creio que o impacto da IA seja tão dramático quanto o da Revolução Industrial, mas certamente será tão grande quanto a introdução do PC. Os aplicativos de processamento de texto não eliminaram o trabalho de escritório, mas o mudaram para sempre”.
Além dele, outros empresários também preveem a adoção de semanas mais curtas de trabalho. Segundo o CEO da JPMorgan, Jamie Dimon, com a utilização da inteligência artificial, a próxima geração de trabalhadores poderá ter que trabalhar somente 3,5 dias por semana.
Comentários estão fechados.