Senai cria programa de formação em eficiência energética

Curso da instituição terá carga de 90 horas, das quais, 20 de treinamento especializado

Presente em planejamentos de pequenas, médias e grandes indústrias, como estratégia para redução de custos, otimização de processos, além de contribuir para a preservação ambiental, a eficiência energética é uma necessidade crucial para o mundo sustentável.

Como reconhecimento à importância do trabalho de medição e verificação de desempenho energético, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) criou um programa específico para formação de especialistas em eficiência energética, com carga de 90 horas, das quais 20 de treinamento da EVO (Efficiency Valuation Organization) em fundamentos de M&V (measurement and verification), para posterior exame e obtenção do respectivo certificado internacional.

De acordo com o programa, os profissionais aprovados pelo programa terão a oportunidade de aprender, em teoria e na prática, o Protocolo Internacional de Mensuração de Desempenho e Verificação (IPMVP), metodologia empregada mundialmente pelos especialistas do setor, com atualização permanente. Uma vez concluída a formação, estes farão o exame para certificação como Analista em Medição e Verificação do Desempenho Energético (PMVA).

Ao lembrar que a transição energética é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do setor, o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, entende que, “ao buscar parcerias com instituições internacionais renomadas como a EVO, o Senai mostra que é o principal aliado da indústria para mão de obra qualificada”.

O presidente da EVO, Mark Lister, por sua vez, reconhece que o acordo responde às demandas de uma economia mais sustentável. “Ao adaptar os produtos e modelos de certificação, a EVO se dispõe a cooperar com os antigos e novos parceiros para seguir com sua missão e visão. O acordo com o SENAI é um ótimo exemplo de como a EVO se mantém flexível, presente e relevante local e globalmente”, destaca.

Enquanto concluem o processo de acreditação, que deve ocorrer até o fim deste ano, a EVO e o SENAI alinham os respectivos programas de treinamento e certificação e preparam instrutores locais. Centenas de especialistas em eficiência energética já se formaram no SENAI, e eles serão os primeiros a receber uma formação complementar de mensuração e verificação para serem certificados internacionalmente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.