Sendo uma criação do cérebro, magenta não é considerada uma cor existente

Afinal, como o ser humano pode enxergar uma cor que simplesmente não existe?

Os olhos humanos são capazes de detectar as cores por meio de células especializadas chamadas cones. Existem três tipos deles (S, M e L), cada um sensível a comprimentos de onda diferentes (azul, verde e vermelho).

Mas um fato interessante é que é possível enxergar muito mais cores além das primárias por conta da sobreposição de respostas dos cones. No entanto, o que chama bastante atenção é que dentre as cores que enxergamos, conseguimos ver uma cor que não existe, o magenta!

Cor que não existe.
Foto: Canva.

A percepção das cores e o mistério do magenta

Quando um raio de luz com determinado comprimento de onda entra no olho, há o estímulo de cones sensíveis a essas frequências. Com isso, a combinação de sinais se concretiza e a informação chega até o cérebro, responsável por captar as imagens.

Embora o olho humano possa perceber apenas uma pequena fração do espectro de ondas eletromagnéticas, o fator evolução é responsável por desenvolver ainda mais essa característica.

Devido à alta exposição dos nossos ancestrais a raios solares, com o tempo, nos tornamos capazes de detectar comprimentos de onda mais detalhadamente.

Entendendo o mistério da cor magenta

No entanto, existe uma cor que não pode ser explicada por um único comprimento de onda de luz ou por uma combinação de comprimentos de onda. Conhecida como magenta, essa cor traz bastante dúvidas justamente pelo fato de ser considerada inexistente.

Acontece que não há comprimento de onda específico para essa cor, significando que o próprio cérebro cria o magenta.

É possível percebê-la quando os cones S e L, sensíveis a comprimentos de onda curtos e longos respectivamente, captam um sinal de luz vermelho e azul puro. No entanto, não há uma explicação exata do porquê enxergamos o magenta.

Características do magenta

O magenta é uma cor secundária, ou seja, é um fruto da combinação de outras cores. É a partir da mistura entre vermelho e azul (proporcionalmente) que o magenta ganha vida.

Embora não seja uma cor oficial, o magenta é bastante requisitado na indústria de tintas, design gráfico e afins.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.