Será que as tempestades solares podem interferir nas tecnologias da Terra? Entenda
Tempestades solares são fenômenos astronômicos que acontecem na superfície do Sol. Nalgumas ocasiões, podem representar perigo para os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra.
Você já ouviu falar nas tempestades solares? Elas também podem ser denominadas como tempestades geomagnéticas. Ocorrem quando há liberação de grandes energias do Sol, na forma de erupções solares e ejeções de massa coronal.
Esse é um fenômeno relativamente comum e acontece a cada 25 anos, devido ao campo magnético super intenso do Sol.
Quando a radiação sai de controle, ela desalinha bilhões de toneladas de material solar, podendo chegar a milhares de quilômetros por segundo e se espalhando em várias direções.
De acordo com a revista Live Science, a maior quantidade de energia de um tipo de luz solar é irradiada como ultravioleta ou de raios-x. Dessa forma, a energia também pode aquecer o gás presente na atmosfera do Sol.
Mas esses fenômenos seriam capazes de gerar danos à Terra? Continue lendo para saber mais sobre as tempestades e seus impactos significativos.
(Imagem: Divulgação)
Como as tempestades solares impactam o planeta Terra?
Hoje, as tempestades solares podem, sim, fazer com que as tecnologias terrestres sejam danificadas. Como exemplo, é importante apontar que os satélites são muito suscetíveis a falhas por causa do fenômeno.
Um fato ocorreu em 1972: dezenas de minas marítimas perto da costa do Vietnã explodiram, recentemente foi-se descoberto que o fato tinha relação com o movimento das tempestades solares.
Contudo, cientistas já comprovaram que o campo magnético da Terra e a nossa atmosfera isolante nos mantêm a salvo.
As tempestades solares podem causar interferência ainda nas comunicações, podendo gerar perda de sinal de rádios e de satélites de longa distância, promovendo uma queda de conexões e distorções nos dados.
A radiação e suas partículas magnéticas liberadas com as tempestades solares podem afetar os sistemas eletrônicos dos satélites em órbita, ocorrendo assim falhas temporárias ou até permanentes.
Os impactos na rede elétrica também são possíveis de observar com a falha da condução da eletricidade para transmitir energia. Em casos extremos, pode haver grandes apagões e queima de eletrônicos.
Os riscos também perpassam os astronautas e as aeronaves. Durante a tempestade solar, a exposição à radiação solar é prejudicial aos astronautas que estão em órbita, pois voam em altas altitudes.
Comentários estão fechados.