Será que o seu cão está dormindo tempo suficiente? Saiba agora!
Nem demais, nem de menos: saiba quanto tempo em média um cãozinho precisa dormir, conforme idade e tempo de maturidade.
A quantidade de sono que um cachorro precisa é variável e depende de uma série de fatores como idade, raça, nível de atividade física, entre outros. É essencial entender essas necessidades para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet.
Veja também: Você sabe por que seu cachorro dá “mordidinhas” na sua mão? Entenda o comportamento
Quantidade de sono necessária para filhotes
Os filhotes recém-nascidos geralmente passam o dia dormindo e comendo. À medida que crescem, passam mais tempo brincando antes de caírem em um sono profundo.
Aos seis meses, você pode esperar que seu filhote brinque um pouco mais. É normal ainda vê-los rapidamente alternar entre alta e baixa energia, disse a veterinária Nicole Savageau ao portal norte-americano USA Today.
“Eles podem estar no meio de uma brincadeira e simplesmente adormecer, pois precisam repor essa energia”, explica Savageau. “Suas articulações estão crescendo, seus ossos estão crescendo, seu corpo está produzindo novas células todos os dias para mantê-los crescendo e isso acontece muito rápido.”
Sono dos cachorros adultos e idosos
Os filhotes não são os únicos que passam a maior parte do dia dormindo – os cães adultos e idosos também precisam de muito sono.
“Eles simplesmente não têm a mesma quantidade de energia que os cães mais jovens”, diz Savageau, observando que muitos cães mais velhos dormem mais do que as normais 12 a 14 horas.
Quando o sono pode indicar problemas?
Um cachorro dormindo pacificamente pode ser um problema? Sim, se o comportamento do sono mudar significativamente, de acordo com a Dra. Savageau.
Mudanças bruscas no padrão de sono podem indicar uma doença subjacente, como hipotireoidismo, doenças cardíacas, diabetes, doença renal ou até artrite se for mais doloroso se mover.
Se o seu cão está dormindo menos do que o normal, isso também pode ser um problema. “Para cães idosos, eles podem desenvolver algo chamado disfunção cognitiva canina, que é basicamente como a demência canina”, diz Savageau.
Os sinais de disfunção cognitiva canina geralmente são mais presentes à noite do que durante o dia, e os cães podem parecer confusos, andar de um lado para o outro ou ter problemas para se acalmar.
Se você está preocupado com o comportamento do sono do seu cão, não hesite em contatar o seu veterinário. Mesmo que haja uma condição subjacente, Savageau menciona que existem medicamentos, como pílulas para a ansiedade e melatonina, que podem aliviar os problemas do sono.
Comentários estão fechados.