Serasa: dicas para quem perdeu algum documento
O Serasa está dando dicas de como evitar que seus documentos sejam utilizados indevidamento caso você os perca. Entenda!
Sem sombra de dúvidas, ninguém gosta de perder nada, visto que perder algum objeto pode causar um extremo desconforto. No entanto, pior do que perder algum item, é quando perdemos documentos, como Registro Geral, cartões do banco ou CPF, pois algumas informações pessoais ficam vulneráveis e podem acabar nos causando uma tremenda dor de cabeça.
Leia mais: Confira o prazo para trocar seu documento antigo pelo novo RG
Ao perder um documento desses, alguma pessoa mal intencionada pode utilizá-los para fazer compras no nome do titular, pedir empréstimos, entre uma infinidade de questões problemáticas para qualquer sujeito. Todavia, caso uma desventura dessas ocorra algum dia, a Serasa divulgou na série “Sempre Alerta” algumas estratégias a serem tomadas em caso de perda de algum documento.
Nesse sentido, no tópico “Teve seus documentos perdidos?”, são apresentadas as principais decisões que devemos tomar para evitar que documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Passaporte e Certidão de Nascimento não possam servir como ferramenta para golpistas.
Nessa perspectiva, é fundamental que você faça um boletim de ocorrência logo após perder qualquer documento. Assim, caso seus dados sejam utilizados de forma indevida, você poderá comprovar que não estava com o documento naquele determinado período. É preciso também que você faça o bloqueio de cartões, caso você perca um. Dessa maneira, o criminoso não poderá utilizá-lo de forma alguma em nenhum estabelecimento.
Por fim, depois de ter feito esses procedimentos, é preciso somente solicitar a emissão da segunda via do seu documento. Assim, caso aquele que está perdido continue circulando, com a segunda via emitida, ele passará a não ter mais funcionalidade.
Comentários estão fechados.