Serasa Score 2.0: pontuação do Serasa é alterada e gera impactos

Essa nova pontuação dá mais importância aos bons hábitos financeiros da pessoa. Saiba mais detalhes!

O Serasa mudou a metodologia de cálculo da ponderação do score de crédito, desde o lançamento do Cadastro Positivo, e agora concede um valor maior na pontuação aos considerados bons pagadores. Dessa forma, com a atualização do Serasa Score, seu método de cálculo este mês mudou e trouxe pesos diferentes para alguns fatores. Confira o artigo na íntegra e saiba mais sobre a nova pontuação do Serasa.

Leia mais: Serasa Experian está com vagas abertas para emprego home-office; área de tecnologia domina

O que é Cadastro Positivo?

Existe um registro de seu comportamento de crédito que é conhecido como Cadastro Positivo. É com esse cadastro que é possível fornecer informações sobre suas finanças, como, por exemplo, sua pontualidade e histórico de pagamentos. É semelhante a um currículo financeiro, para entender suas economias.

Mas e o Serasa Score 2.0?

O conhecido como Serasa Score 2.0, nada mais é do que a atualização do Score que a Serasa criou em maio do ano passado. O cálculo da pontuação é baseado no comportamento financeiro dos indivíduos. Com esse novo modelo de pontuação, introduziu-se um novo método de cálculo.

Como funciona o Score 2.0?

A nova pontuação do Serasa, que varia de 0 a 1000, mostra ao mercado suas possibilidades de pagamentos no prazo. Quanto maiores os pontos, maior a probabilidade de ter seu crédito aprovado. Logo, as contas pagas em dia têm mais peso. Dito de outra forma, os registros do Cadastro Positivo passarão a valer mais pontos (56% em vez de 55%).

Por que essa mudança na pontuação ocorreu?

Heber Alves, diretor executivo do Serasa Score, explicou em entrevista ao EXAME Invest que a mudança ocorreu porque o modelo estatístico de pontuação de crédito é revisado periodicamente para detectar eventuais alterações nas informações do consumidor.

Assim, o objetivo é que a pontuação reflita com precisão o comportamento financeiro do consumidor. Os critérios são divididos em grupos, onde cada grupo tem um certo peso para influenciar seu julgamento. O cálculo considera informações positivas e também negativas do consumidor.

Algumas de suas alterações

O montante de crédito concedido também aumentou com o pagamento de dívidas e obrigações, de 20% para 33%. Enquanto isso, o Serasa diminuiu o peso das variáveis ​​associadas às consultas de CPF do consumidor, passando de 17% para 6%. Esta variante tem um peso mais leve para os consumidores. A forma que o Score 2.0 é feita também analisa o desenvolvimento financeiro do consumidor, incluindo seu envolvimento de sociedade (sócio) em pequenas e microempresas. Nesse caso, o peso caiu de 7% para 6%.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.