Serviço de streaming gratuito, legalizado e seguro: veja como aproveitar
Opção tornou-se especialmente interessante frente ao aumento dos preços de streamings.
Devido aos aumentos nos preços das assinaturas e restrições impostas por serviços de streaming como Netflix e Disney+, muitos usuários estão migrando para uma opção gratuita e totalmente legalizada.
A saída para isso se chama FAST (Free ad-supported streaming television), ou “Televisão via streaming gratuita suportada por anúncios”, em tradução para o português. Tal terminologia define serviços como Samsung TV Plus e Pluto TV.
Diferentemente dos grandes serviços de streaming que sobrevivem com assinaturas e têm até conteúdo próprio, as plataformas FAST geram fundos através de anúncios.
Em contrapartida, os usuários só precisam assistir a esses anúncios para continuar desfrutando dos conteúdos oferecidos.
Um sistema de obtenção de lucro semelhante já é utilizado na versão gratuita do YouTube, bem como em versões de assinatura básica da Netflix.
Além disso, os FAST mantêm algumas distinções de suas “concorrentes” no que diz respeito ao conteúdo oferecido e ao modelo da plataforma.
Enquanto nos streamings tradicionais há uma série de categorias e áreas específicas para cada tipo de conteúdo, plataformas como a da Samsung TV Plus funcionam mais ou menos como os sistemas de TV convencionais, com centenas de canais listados (entre abertos e pagos) de forma contínua, em que o usuário pode zapear à vontade e escolher o que assistir.
Os streamings pagos estão em risco?
Serviços alternativos de streaming têm sido solução para evitar altos preços – Imagem: reprodução
De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Samsung, Aline Jabbour, a “vítima” do FAST não são os serviços de streaming pagos, mas sim os sistemas de TV a cabo tradicionais.
“O Fast é muito mais uma questão complementar do que um substituto. Não vamos substituir a Netflix ou qualquer outro Svod [streaming por assinatura], mas substituir a TV paga.
Não é agora, mas vamos chegar ao momento em que as pessoas vão refletir se vale a pena pagar por esses canais lineares ou tê-los de uma forma gratuita e mais abrangente”, disse ela.
É importante destacar que o FAST funciona com conexão à internet, assim como os streamings tradicionais. Ou seja, é mais uma facilidade para quem deseja assistir à TV sem precisar de antenas.
No caso da Pluto TV, os interessados podem acessar o serviço por meio do site oficial ou do app da plataforma. Já a Samsung TV Plus está disponível apenas nos dispositivos móveis e smartTVs da marca, que já vem com o sistema instalado de fábrica.
Legal, seguro e abrangente
Como citamos, o sistema FAST é totalmente legalizado e seguro, diferentemente de alguns serviços piratas que “roubam” o sinal de TV a cabo para distribuir ilegalmente.
Autoridades de telecomunicações alertam que usar os serviços clandestinos conhecidos como “sky gato” é arriscado, uma vez que os aparelhos utilizados para operacionalizar o sistema podem ser empregados, simultaneamente, por hackers na invasão de redes domésticas de internet.
Enquanto isso, o FAST funciona de forma estável e dentro dos parâmetros do respeito aos direitos autorais e de comercialização de conteúdo.
Por toda facilidade, comodidade e economia que representa, o FAST tem ganhado cada vez mais adeptos mundo afora, uma tendência que, ao que parece, só vai aumentar com o passar do tempo.
Comentários estão fechados.