Serviços governamentais poderão ser acessados pelo banco; entenda
Os clientes dos bancos brasileiros já podem utilizar a plataforma do Gov.br com login e senha utilizados na instituição financeira.
Foi anunciado pelo Ministério da Economia, nesta terça-feira (12), que os clientes dos bancos brasileiros já poderão utilizar a plataforma do Gov.br com login e senha utilizados na instituição financeira.
Leia também: Bancos criam o Seguro Pix para garantir a segurança dos seus clientes
Segundo a equipe econômica, o acesso via banco já está disponível aos correntistas do Itaú e Agibank. Ao todo, serão nove instituições integradas ao Gov.br. Desta forma, irão compor ainda Sicoob, Banrisul, Santander, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e BRB.
Tal medida facilita o acesso dos correntistas, pois o cidadão não precisará memorizar novas senhas, além de que vai oferecer segurança prata aos usuários.
Sendo assim, é possível acessar 4,9 mil serviços públicos disponíveis no Gov.br. Entre eles, estão a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, valores a receber do Banco Central, assim como os benefícios do INSS.
Procedimento dos correntistas dos bancos integrados ao Gov.br
- Quando acessar a conta, o usuário deverá selecionar “Outras opções de identificação” e, logo, clicar em “Login com seu banco”.
- Na próxima tela, escolha o banco onde você possui uma conta.
- A validação bancária em todas as instituições financeiras pode ser feita pela web e no aplicativo Gov.br.
Caio Mario Paes, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, ressalta que a validação das instituições bancárias no Gov.br é segura. O secretário explica que a instituição não obtém os dados do governo sobre o cidadão. O governo se certifica apenas de que a pessoa é realmente quem diz ser e que sua identificação é a mesma que o banco tem em seus dados.
Comentários estão fechados.