Sete bibliotecas digitais que promovem o acesso a obras literárias e acadêmicas
Confira uma lista com as sete melhores plataformas que possibilitam a leitura de acervos contendo títulos nacionais e internacionais.
“Ler é sempre um ato de poder”. Assim, afirma o escritor argentino Alberto Manguel, diretor da Biblioteca Nacional Argentina. A liberdade e capacidade de leitura fazem com que o indivíduo seja temido em quase todas as sociedades por permiti-lo refletir sobre fronteiras, influência de poder e sua própria identidade.
Felizmente, o acesso à leitura está cada vez mais fácil. Obras de Machado de Assis ou teses de doutorado aprovadas nas melhores universidades do mundo podem ser lidas assim, com um simples clique. Isso é possível graças às bibliotecas digitais, plataformas constituídas por acervos digitalizados que permitem o acesso à distância.
Livros técnicos, ensaios acadêmicos, documentos históricos e obras de escritores consagrados podem, por meio delas, ser consultados por celulares, computadores ou tablets de forma extremamente rápida. O leitor pode acessar a obra na íntegra ou por trechos, tanto sob a forma material quanto em linha.
Confira, a seguir, a sete melhores bibliotecas digitais do Brasil e do mundo cujos títulos são disponibilizados para download ou leitura online.
Biblioteca Digital Passei Direto
Bem recente, a biblioteca digital Passei Direto foi lançada em agosto de 2018 e traz mais de 5 mil títulos completos para estudo online. O usuário também tem acesso a apostilas, exercícios resolvidos e vídeo aulas elaborados por especialistas. Entre as obras, está “Histologia Básica”, do médico brasileiro Luiz Carlos Junqueira, traduzida para 14 idiomas.
Uma das primeiras no ramo de bibliotecas digitais, a biblioteca da Unicamp começou cedendo teses e dissertações produzidas na instituição. No entanto, seu acervo foi posteriormente complementado por obras raras, primeiras edições, revistas eletrônicas e materiais especiais. Entre eles, a primeira edição de Caramuru, de 1781.
Biblioteca Pública de Nova York
749.089 itens digitalizados, incluindo mapas, manuscritos e vídeos. Este é o acervo que compõe a plataforma digital da Biblioteca Pública de Nova York que, no prédio físico, possui mais de 55 milhões de títulos. A NYPL tem conteúdo disponibilizado em inglês e, entre as aquisições mais recentes, estão títulos como “A experiência negra em livros infantis”.
O projeto desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) reúne aproximadamente 19.147 itens sobre 193 países entre 8.000 a.C. e os anos atuais. Entre os documentos disponibilizados, estão uma Carta de Cristóvão Colombo e o Livro de Constelações Fixas (de Al-Sufi), todos em Língua Portuguesa.
Biblioteca Nacional Digital Brasil
A Biblioteca Nacional Digital Brasil foi criada em 2006 e, desde então, conta com a divulgação de títulos abrigados pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O acervo disponibiliza cerca de 700 mil arquivos cuja digitalização é possível graças a programas de resgate. Entre os títulos, estão livros, artigos e fotografias.
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
A Biblioteca Brasiliana foi criada em 2005 e abriga o que é considerado como um dos mais importantes acervos acadêmicos e literários. A boa notícia é de 10% dos 32,2 mil títulos que compõem a biblioteca já está disponível online. O conteúdo pode ser filtrado por coleções e conta com sugestões de pesquisa pela plataforma.
O Domínio Público é uma biblioteca digital criada pelo Ministério da Educação (MEC) e dá acesso gratuito a obras de cunho literário, artístico e acadêmico. A plataforma conta com mais de 180 mil títulos incluindo mídias sonoras, textuais, imagéticas e de vídeo. Entre as mais acessadas, estão a “Divina Comédia” e o clássico “Dom Casmurro”.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.