Seu cabelo está caindo? Motivo pode ser a falta DESTES alimentos
Deixar de consumir certos alimentos gera um déficit nutricional que ocasiona perda capilar.
A queda de cabelo é uma preocupação comum que afeta mais homens que mulheres. Diversos fatores podem contribuir para essa perda, incluindo predisposição genética, estresse, deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e condições médicas específicas.
Muito embora a queda de cabelo seja parte do processo natural de renovação do couro cabeludo, a perda excessiva deve ser um sinal de alerta.
Felizmente, existem vários tratamentos disponíveis para interromper e até reverter a alopecia, nome dado ao conjunto de condições caracterizadas pela queda capilar.
Contudo, tais tratamentos podem ser caros e envolver medicamentos, produtos tópicos, lasers e até cirurgias. Por outro lado, ajustes na dieta podem ser uma solução eficaz em casos menos graves de queda de cabelo.
A alopecia é um problema que assusta muitos homens e mulheres – Imagem: reprodução
Alimentos que combatem a queda de cabelo
Tratamentos capilares mais específicos, como o cronograma capilar aplicado por cabeleireiros, são frequentemente parte das soluções para a queda de fios.
No entanto, especialistas na condição, particularmente dermatologistas, geralmente recomendam mudanças na dieta como uma primeira linha de defesa.
Uma dieta rica em nutrientes essenciais pode promover o crescimento capilar e combater a queda de cabelo.
Os nutrientes mais importantes para a saúde do cabelo incluem zinco, ferro e vitaminas do complexo B, além das vitaminas A, C e E. A seguir, veja alguns alimentos particularmente eficazes:
-
Ovos: ricos em proteínas e biotina (vitamina B7), fundamentais para o crescimento do cabelo. A biotina melhora a infraestrutura da queratina, a proteína dos fios;
-
Nozes e amêndoas: contêm vitamina E, que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, além de zinco, que combate a queda;
-
Abacate: fonte de vitamina E e ácidos graxos essenciais, que hidratam e protegem o couro cabeludo;
-
Carnes: são ricas em ferro, necessário para a oxigenação dos folículos capilares. A falta de ferro é uma causa comum de perda de cabelo;
-
Couve-flor e sementes: excelentes fontes de biotina e vitamina E, essenciais para a saúde capilar, como já referido;
-
Couve, espinafre e outros vegetais de folhagem verde-escura: ricos em ferro e vitaminas A e C, que promovem a produção de sebo, um óleo natural que condiciona o couro cabeludo;
-
Fígado: rica fonte de vitamina A, que também auxilia na regeneração das células capilares e no funcionamento das glândulas sebáceas.
Por fim, vale destacar que este texto tem caráter meramente informativo. Ou seja, não substitui um diagnóstico médico.
Então, se ainda restam dúvidas, procure um dermatologista, o especialista mais indicado nesses casos. Sobretudo em casos mais graves de alopecia, que demandam intervenções médicas mais intensivas.
Comentários estão fechados.