Seu cachorro está falando com você! Como interpretar a linguagem corporal do seu pet
Especialistas japoneses descobrem como interpretar os gestos dos cães.
Os cães, embora não possam se comunicar verbalmente, expressam muitas emoções e sentimentos por meio de gestos e posturas. Recentemente, um estudo da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Azabu, no Japão, trouxe novas perspectivas sobre como entender melhor nossos amigos de quatro patas.
A pesquisa envolveu a observação de 46 cachorros e revelou que, ao analisar a linguagem corporal deles, é possível decifrar suas emoções e intenções. Isso proporciona uma maneira inovadora de comunicação entre os humanos e seus animais de estimação.
Cães usam diferentes partes do corpo para se comunicar – Imagem: reprodução/Johann/Pexels
1. Olhos e orelhas: indicadores de estado emocional
A maneira como os cachorros usam os olhos e as orelhas pode dizer muito. Os olhos arregalados, acompanhados de orelhas eretas, frequentemente indicam agressão ou dominância. Em contrapartida, evitar o contato visual direto pode ser sinal de submissão.
2. Movimento da cauda: nem sempre é felicidade
Embora o abanar da cauda seja bastante associado à felicidade, isso, na verdade, pode indicar dominância. Especialistas alertam que essa linguagem corporal é capaz de sugerir uma mensagem de superioridade, como “sou superior, não mexa comigo”, entre os animais.
3. Postura corporal e expressões
Os cães que se sentem ameaçados ou desafiados podem demonstrar isso ao caminhar com confiança, cabeça e orelhas erguidas. Os lábios curvados e a postura ereta são outros sinais de que o animal tenta dizer que a área é seu território.
4. Mostrar a barriga e os movimentos de orelha
Quando um cachorro expõe a barriga, isso pode significar confiança e submissão, mas também pode sugerir um convite para brincar. Além disso, quando as orelhas estão voltadas para a frente, indicam concentração e confiança.
Já as orelhas levantadas podem ser uma comunicação de abertura, como um “Oi”, e as orelhas voltadas para trás costumam apontar medo ou submissão.
Compreender a linguagem corporal dos cães é capaz de enriquecer o vínculo com eles. Ao observar atentamente seus gestos e posturas, os tutores conseguem atender melhor às necessidades e desejos de seus fiéis companheiros, assim fortalecem a comunicação mútua.
Comentários estão fechados.