Seu PC em risco: JAMAIS baixe alguma destas 6 coisas no seu computador
Atente-se a estas dicas e mantenha seu computador seguro de possíveis ataques.
Você já deve ter ouvido várias vezes, mas não custa reforçar: é necessário ter muito cuidado ao baixar qualquer coisa da internet no seu computador. Alguns arquivos podem conter malwares ou vírus ocultos que podem destruir seu PC ou, no mínimo, colocá-lo em risco.
Alguns deles são muito bem disfarçados e qualquer pessoa um pouco mais ingênua pode baixá-los sem saber. Por isso, atente-se às dicas a seguir para manter a segurança do seu PC e dos seus dados.
Veja nos tópicos a seguir, seis coisas que você NÃO deve baixar no seu PC!
Arquivos sugeridos por pop-up
Os pop-ups, dependendo do site, representam um problema anunciado. Eles são irritantes – de propósito! – para que você clique em qualquer coisa com o intuito de se livrar deles mais rapidamente.
Portanto, duas situações podem ocorrer: ele pode sugerir algo para você baixar e, ao tentar fechá-lo, você pode clicar erroneamente; ou ele pode sugerir algo extremamente incrível e enganoso.
De qualquer forma, desconfie do que está na tela e não baixe!
Arquivos de download pirata
Essa orientação é mais antiga que o ato de andar para frente, mas ainda assim, é bom relembrar. Isso ocorre porque é bastante comum baixar versões piratas de aplicativos de edição de fotos ou textos, por exemplo.
Tenha muito cuidado. Esses arquivos podem conter malwares que têm o potencial de roubar informações importantes do seu PC, como senhas salvas, números de cartão de crédito e dados bancários.
Programas “milagrosos”
Vamos combinar? Quando a esmola é demais, o santo tem que desconfiar. Quais são as chances de um site aleatório sugerir aplicativos milagrosos que, supostamente, vão turbinar seu PC? São baixíssimas.
O Windows possui um recurso nativo denominado “Limpeza de Disco”. Esse recurso realiza um filtro e remove arquivos desnecessários que possivelmente estão ocupando espaço e memória RAM do seu PC. Dessa forma, o desempenho do seu computador pode melhorar sem que a segurança seja comprometida.
Softwares “casados”
Sabe quando você está instalando um software no PC e ele recomenda que você baixe outro? Muitas pessoas não leem atentamente o passo a passo da instalação e acabam baixando este outro programa, em um esquema parecido com uma “venda casada”.
Cuidado! Nem sempre este software será benéfico para o seu computador. Além disso, pode conter vírus escondidos que se infiltrarão no seu sistema.
Arquivos em sites de torrent
Além de ser um crime, baixar filmes e séries de TV via torrent pode fazer com que seu PC fique vulnerável a ataques de vírus e malwares.
Os hackers se aproveitam do interesse das pessoas por conteúdos que estão em alta para fazer com que elas baixem, inadvertidamente, programas maliciosos.
Antivírus ou navegadores falsos
Navegadores e antivírus falsos são formas muito populares de hackers distribuírem programas maliciosos nos computadores das pessoas. Os softwares quase sempre se parecem muito com os originais, o que dificulta a desconfiança por parte do usuário.
Em caso de dúvida, utilize sempre o site oficial dos navegadores ou programas.
Comentários estão fechados.